MENU

Audiência pública debate práticas antissindicais da Fiat Motores de Campo Largo

Publicado: 17 Junho, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
--
Audiência foi realizada nesta quarta-feira (17) na Assembleia Legislativa do Paraná

Nesta quarta-feira (17) foi realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná para discutir as práticas antissindicais e da Fiat Motores de Campo Largo. A audiência, organizada pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, foi presidida pelo deputado Tadeu Veneri (PT), a pedido do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Montadoras de Veículos, Chassis e Motores de Campo Largo (Sindimovec).

De acordo com o presidente do Sindicato, Adriano Carlesso, a direção da empresa não reconhece o papel do sindicato enquanto negociador das reivindicações dos trabalhadores. “As ações antissindicais da Fiat são em todas as plantas espalhadas pelo país e pelo mundo. A empresa não respeita o movimento sindical. A empresa ignora completamente o papel do Sindicato. A Fiat de Campo Largo, por exemplo, decidiu apresentar, por conta própria aos trabalhadores, a mesma proposta que havia sido recusada pelo sindicato”, disse o presidente. "Vamos organizar um ato contra a empresa na porta de fábrica nos próximos dias, além disso, faremos um dossiê sobre as práticas da Fiat contra os trabalhadores", completou.

Segundo o secretário geral da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), João Cayres, que esteve presente na audiência um dos encaminhamentos da reunião foi itensificar a luta e pauta dos trabalhadores também nas outras plantas da montadora no Brasil, localizadas em Betim (MG) e Goiana (PE). "Sabemos a posição da Fiat no mundo em relação aos sindicatos. Por isso, precisamos intensificar esta luta em todas as regiões que a montadora tem uma planta. Outra demanda desta audiência é fazer atos em frente às concessionárias para mostrar aos consumidores que a empresa não respeita seus trabalhadores", contou  Cayres.

Também participaram da audiência o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, Henrique Gomes, o vice-presidente do sindicato dos metalúrgicos de Betim, Paulo Moreira dos Santos, a presidenta da CUT Paraná, REgina da Cruz,e o representante da FIM CGIL (Confederação dos Trabalhadores na Itália), Davide Bubbico. 

Solidariedade

Em apoio aos trabalhadores na Fiat de Campo Largo, os representantes da Federação dos Metalúrgicos da Itália (FIOM) também fizeram um protesto em solidariedade as práticas antissindicais da empresa. Na Itália, durante reunião da rede sindical mundial FCA-CNHI os participantes fizeram um ato simbólico para expressar solidariedade à atual luta do Sindimovec no Brasil.

Crédito: Divulgação
- -
 Na Itália, trabalhadores elaboraram documento de apoio ao Sindicato 

Com cartaz que expressa mensagem de apoio ao Sindicato, os membros da reunião elaboraram documento que contém a declaração do apoio à luta. 

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)