MENU

Audiência Pública em favor dos trabalhadores no estaleiro Mauá

Publicado: 03 Novembro, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Câmara Municipal de Niterói realizou na última sexta-feira (30) uma audiência pública para discutir a possibilidade de uma demissão em massa dos trabalhadores do estaleiro Mauá. A plenária contou com a presença de representantes da empresa, funcionários, políticos e diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói.

Logo após alguns dirigentes serem apontados em negociações fraudulentas, na investigação do caso Águas Profundas, os boatos de demissão em massa passou a ganhar corpo entre os trabalhadores. Mesmo antes da conclusão das investigações pela comissão que analisa a operação, a Petrobras decidiu não convidar o estaleiro para a megalicitação de 28 sondas de perfuração no Brasil. Quatro mil trabalhadores estão com seus empregos em risco.

O governo do Estado tem feito gestões no sentido de rever a posição da Petrobras com o objetivo de garantir a manutenção das encomendas para o Mauá e consequentemente o emprego dessas pessoas.

Para o vereador Felipe Peixoto (PDT), a participação na audiência é de suma importância, não só para a categoria e os segmentos envolvidos, como para a população de Niterói.

"Queremos mobilizar a sociedade para discutir a punição imposta ao estaleiro e sensibilizar a Petrobras no sentido de rever esta posição permitindo a participação do Mauá nas licitações enquanto as investigações não forem concluídas e, consequentemente, a manutenção do emprego de cerca de quatro mil trabalhadores", afirmou Peixoto.

Durante a audiência foi feito um compromisso ao ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, para que ele interceda pelos trabalhadores no estaleiro Mauá.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói