MENU

Automóvel da Toyota movido a hidrogênio já está pronto para rodar

Publicado: 20 Novembro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Apresentado ainda como protótipo na mais recente edição do Salão do Automóvel de São Paulo, levando o nome provisório FCV, o primeiro carro da Toyota movido a célula de hidrogênio produzido em massa acaba de ser apresentado simultaneamente nos Estados Unidos e no Japão.

Já com a nomenclatura definitiva, o Mirai é um sedã com visual futurista, que parece ter saído do desenho "Os Jetsons", que se diferencia de fato pelo que traz sob o capô: por meio da mistura do hidrogênio com o oxigênio, ele gera energia para se movimentar de forma totalmente limpa: os resíduos são apenas calor e água pura. Por ora, o problema é o preço ainda muito elevado da tecnologia - o Mirai vai custar cerca de R$ 150 mil no Japão, já incluídos os benefícios fiscais para carros "verdes", e ainda precisa ser desenvolvida uma rede adequada para abastecimento com hidrogênio. As vendas no Japão têm início no próximo dia 20, enquanto a comercialização nos EUA está prevista para começar no fim de 2015. Para o Brasil, nao há previsão.

A célula de hidrogênio é considerada a tecnologia do futuro dos veículos a propulsão e a Toyota projeta, com o tempo, repetir com o Mirai o sucesso que tem hoje com o híbrido Prius, que combina motor a combustão com propulsor elétrico.

(Fonte: Auto Estrada)