MENU

Autopeças: ZF em busca de um lugar para a nova fábrica no Brasil

Publicado: 20 Fevereiro, 2008 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

O presidente da ZF para a América do Sul, Wílson Brício, tem visitado governadores de alguns estados brasileiros para apresentar o projeto de nova fábrica da empresa. Em novembro ele já confirmara a AutoData que construiria nova unidade nas regiões Sul ou Sudeste. No ano passado foi aprovado o programa de investimento trienal, que totaliza R$ 600 milhões, sendo R$ 400 milhões para uso até 2010 - mas o valor a ser aplicado na nova fábrica é adicional e ainda mantido em sigilo.

Na segunda-feira, 18, Brício foi recebido pelo governador do Paraná. Ele destacou que a tradição da indústria automotiva, aliada às vantagens logísticas e à qualificação da mão-de-obra, faz do Estado uma boa alternativa. Segundo a assessoria do governo do Paraná a nova unidade da ZF será destinada à produção de transmissões para abastecer ao mercado interno e ao Mercosul. Poderia gerar 1,5 mil empregos diretos.

A empresa deve receber resposta do governo do Paraná em até noventa dias, mas o governador já confirmou seu interesse por esta nova fábrica e afirmou que oferecerá à ZF todos os incentivos possíveis dentro da lei.

Mas as viagens do presidente da ZF não pararam, até porque os estudos, segundo a empresa, contemplam várias localidades. Na terça-feira, 19, Brício já estava em Minas Gerais e foi recebido pelo governador com o mesmo objetivo: apresentar o projeto da nova fábrica.

Segundo fontes do setor Sorocaba, SP, onde a ZF já tem linhas de produção de sistemas de direção e de suspensão, também integraria a relação de localizações potenciais.

Fonte: Autodata 

ZF