MENU

Posse do Sindicato dos Petroleiros da Bahia tem presença do Macrossetor da Indústria da CUT

Publicado: 17 Julho, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Nova diretoria do Sindicato estará à frente da entidade até 2017Nova diretoria do Sindicato estará à frente da entidade até 2017
Nova diretoria do Sindicato estará à frente da entidade até 2017

Tomou posse na noite desta quarta-feira (16) a nova diretoria do Sindicato dos Petroleiros da Bahia. A cerimônia aconteceu na sede da entidade, em Salvador, e reuniu centenas de trabalhadores da base e representantes de outras categorias.

O petroleiro Deyvid Bacelar, da Rlam, é o novo coordenador da entidade, cuja direção é composta por trabalhadores de todas as unidades da Petrobrás, assim como terceirizados, da iniciativa privada, aposentados e pensionistas. Destaque também para a participação das mulheres, que ocupam 15% da diretoria.

O presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Paulo Cayres, esteve presente no evento e ressaltou a importância das lutas conjuntas das categorias que integram o Macrossetor da Indústria da CUT (que reúne metalúrgicos, químicos, têxteis, trabalhadores na construção e na alimentação) para uma intervenção mais qualificada nos fóruns que discute a política industrial. A presidenta da Confederação Nacional dos Químicos (CNQ), Lu Varjão, também considerou o Macrossetor como uma experiência fundamental para a solidariedade entre os trabalhadores. Os petroleiros estão entre os trabalhadores representados pela CNQ.

Plebiscito e eleição
Na solenidade, Deyvid Bacelar assumiu o compromisso de fazer uma gestão participativa, com transparência ainda maior. “Uniremos o novo e o antigo, garantindo um sindicato mais cidadão, mantendo sempre a autonomia e independência sindical”, disse. Entre os diversos desafios que serão enfrentados pela nova diretoria, o novo coordenador destacou a luta pela preservação dos campos terrestres e manutenção dos investimentos da Petrobrás na Bahia, pelo Plebiscito Popular sobre a Reforma Política, a campanha salarial da categoria e as eleições de 2014 para a manutenção do projeto democrático-popular em curso no país.

Além de Paulo Cayres e Lu Varjão, também estiveram presentes à posse, compondo a mesa, o presidente do Fórum dos Trabalhadores da Construção Naval e Offshore, Joacir Pedro, o representante da Consulta Popular, Vitor Alcântara, o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra da Bahia, Márcio Matos, o representante da CUT Nacional, Roni Anderson Barbosa, o presidente da CTB, Aurino Pedreira, o coordenador da Federação Única dos Petroleiros- FUP, João Antonio Moraes, e o presidente da CUT Bahia, Cedro Silva.

Também compareceram representantes de dezenas de sindicatos, movimentos sociais e associações e os deputados federais Luiz Alberto (PT-BA), Emiliano José (PT-BA), do deputado estadual, Rosemberg Pinto (PT-BA), dos vereadores e membros da diretoria, Moisés Rocha (PT-Salvador) e Radiovaldo Costa (PT-Alagoinhas). Além dos candidatos a deputado estadual Angelo Almeida (PT), Edenice (PT), Suica (PT), Luciomar Machado (PT) e Crispim (PC do B).

(Fonte: Sindicato dos Petroleiros da Bahia)
 

CUT