MENU

Bancada de deputadas não aceita proposta de reforma política que exclui as mulheres

Publicado: 22 Maio, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Agência Senado
- -
Deputadas e Senadoras de 17 partidos participaram de ato em Brasília pela inclusão das mulheres na política 

Cerca de 51 deputadas federais e 17 senadoras enviaram um documento, nessa quarta-feira (20), ao presidente da Câmara Federal, Eduardo  Cunha (PMDB-RJ), contra a proposta de reforma política que será analisada por uma comissão especial na próxima semana.

As parlamentares fizeram uma reunião para discutir o tema que contou com a presença da ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci. "O governo apoia, não só apoia, mas defende uma proposta de reforma política mais inclusiva e as mulheres são prioridade nessa inclusão",  disse Eleonora

No manifesto, elas exigem que, pelo menos, 30% de mulheres na composição do parlamento, das assembleias legislativas e das câmaras de vereadores. Nesta quinta-feira (21), as senadoras e deputadas promoveram um ato na Câmara dos Deputados em defesa desse projeto. Se no texto final não contemplar a proposta, a bancada feminina votará contra.

“Somos mais de 52% da população, atualmente 10% da Câmara Federal e 17% do Senado Federal e consideramos que não haverá uma verdadeira reforma política sem a reserva de 30% das vagas nos Parlamentos para as mulheres”, diz o documento.

Para a secretaria nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, Rosane Silva, é de extrema importância que as mulheres ocupem esse espaço. "A política de cotas é o mínimo para superarmos  essa desigualdade", destaca.

Apesar do cargo mais alto da República ser ocupado por uma mulher, a participação feminina nas esferas de poder ainda é baixo. Num ranking preparado pela União Interparlamentar avalia que a penetração política por gêneros em 146 países, o Brasil ocupa 110º lugar.

“Uma reforma que não assegure a participação efetiva das mulheres não nos representa e nela não votaremos!”, conclui a nota. Embora representem 51,7% dos eleitores brasileiros, a participação das mulheres na Câmara dos Deputados é de 9%, número semelhante aos 10% registrados no Senado.

(Fonte: Walber Silva - CUT Nacional)