MENU

Bancadas conservadoras são as mais leais a Temer

Publicado: 10 Agosto, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

As chamadas bancadas ruralista e da bala têm mostrado lealdade ao governo Michel Temer, mesmo em situações críticas como a votação da denúncia contra o presidente, semana passada.

A bancada Agropecuária, que defende o agronegócio, foi a frente parlamentar que deu maior apoio proporcional ao pemedebista no pleito – 74% dos seus deputados se posicionaram pela suspensão da investigação de corrupção contra Temer.

Já a bancada da bala ofereceu ao presidente o maior apoio em número total de votos (167). O grupo, cujo nome oficial é frente da Segurança Pública, tem como bandeira a diminuição na restrição para o porte de armas no país.

A fidelidade das duas bancadas ao governo também fica evidente quando analisadas todas as votações no Congresso. Sob Temer, em 81% das vezes mais da metade da frente da agropecuária seguiu a indicação do governo.

Sob a ex-presidente Dilma Rousseff, foram apenas 49%.

Os percentuais da bancada da bala são 89% (sob Temer) e 40% (sob Dilma).

"Esse grupo de produtores, ou que defendem o setor da agricultura, normalmente é antipetista. E é muito conservador", disse o deputado Beto Mansur (PRB-SP), que integra a bancada ruralista. "A frente votava contra a Dilma. Agora vota com o Michel."

Mansur é membro também da frente que defende a vaquejada, a segunda bancada que proporcionalmente deu mais votos a Temer para barrar a denúncia (66%).

Na outra ponta, na bancada dos Direitos Humanos, 56% dos deputados votaram pela continuidade da investigação. "Na base de Temer está aquilo que nega os direitos da pessoa humana", disse Erika Kokay (PT-DF), coordenadora da frente.

Importância
Frentes parlamentares são formadas por deputados de diferentes partidos para defender uma bandeira. Na ruralista, por exemplo, há membros do DEM (15) e do PT (5).

"Algumas vezes, frentes são até mais representativas que partidos. Em determinado assunto, o deputado não se vê representado pelo partido e busca as frentes", disse o cientista político David Fleischer, professor emérito da Universidade de Brasília.

Fleischer afirma que bancadas poderosas, como a ruralista, tendem a votar com o governo não apenas por afinidade ideológica mas também porque conseguem que seus pleitos sejam atendidos em troca do apoio.

Conforme a Folha publicou no dia 5, Temer atendeu, às vésperas da votação da denúncia, pedido da bancada ruralista para construção de rodovia no Mato Grosso, que não tem aval do Ibama.

(Fonte: Folha de S. Paulo)