MENU

Beneficiários do Bolsa Família ganham medalhas no maior torneio mundial de educação profissional

Publicado: 04 Setembro, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Dois medalhistas da edição 2015 da WorldSkills comprovam, com suas histórias de superação, que as oportunidades são apenas a porta de entrada para um futuro melhor. Thiago Costa conquistou o primeiro lugar na competição de Aplicação de Revestimento Cerâmico e Weverton Silva foi o segundo colocado em Construção em Alvenaria. Ambos são integrantes de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família e vêem a educação como instrumento de transformação de suas vidas.

Thiago tem 19 anos e é do município de Bauru, no interior de São Paulo. A família é beneficiária do Bolsa Família. A mãe é dona de casa e ele tem dois irmãos menores. Ele diz que o programa ajudou a família a garantir a continuidade dos estudos. “Às vezes precisava comprar lápis, caderno, durante a escola e com o dinheiro do Bolsa Família a minha mãe podia ajudar”, conta.

Por meio do Pronatec, Thiago seguiu em direção à qualificação profissional e já tem sonhos para o futuro. A medalha na WorldSkills foi um reconhecimento dessa dedicação. “O conhecimento ninguém vai tirar de você. É muito gratificante não só representar o Brasil, mas dar um bom exemplo para os meus irmãos”, afirma.

A presidenta Dilma Rousseff, durante a recepção à delegação brasileira que participou da WorldSkills, elogiou o desempenho de Thiago na competição e disse que exemplos como o dele comprovam o sucesso de programas como o Bolsa Família e o Pronatec.

“Eu falo do Thiago Costa porque ele representa um Brasil que também dá certo. Ele é medalhista de ouro. O Thiago Costa tem uma família que é beneficiária do Bolsa Família. É para isso que o Bolsa Família serve: é para que jovens brasileiros tenham oportunidades. E o Thiago Costa honra todos os jovens brasileiros. É outro exemplo importantíssimo para o país, que mostra que ele teve o respaldo familiar, também, teve o respaldo do Bolsa Família. E isso foi importante para que ele continuasse estudando. Eu tenho certeza que é para isso que o Bolsa Família serve, é para isso que essa renda serve”, disse, em seu discurso.

Bolsa Família ajudou a não perder o foco dos estudos
O auxílio do Bolsa Família também foi fundamental para manter Weverton Silva, de 21 anos, no caminho dos estudos. Ele ajudava os pais em uma feira na cidade de Arapiraca (AL) e o recurso do benefício social foi uma renda que garantiu a permanência na escola. “O Bolsa Família ajudou a não perder o foco dos estudos. Deus sabe o que a gente tinha que fazer para manter a casa”, conta.

Weverton trabalha há quatro anos na construção civil, que estudar engenharia e deixa um recado para outros jovens. “Aproveitem as oportunidades, elas estão aí e se passarem podem não voltar mais”.

(Fonte: Blog do Planalto)