MENU

BMW acelera planos e anuncia fábrica completa no país

Publicado: 24 Outubro, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Projeto inicial era uma unidade de montagem com peças importadas; decisão sobre local da planta sai em um mês

Os planos da BMW mudaram. A montadora alemã de carros do segmento premium já planeja construir uma fábrica, com direito a linha de montagem e pintura no Brasil.

O projeto original era para uma unidade em sistema CKD, em que é necessário somente apertar os parafusos dos automóveis no local, pois todas as peças são importadas da Alemanha.

O presidente da empresa no Brasil, Jörg Henning Dornbusch, diz que a montadora já estuda essa modalidade, pois as regras do jogo no Brasil mudaram.

"Para uma empresa que quer crescer na América Latina, principalmente no Brasil, com essa regra do conteúdo local de 65%, não adianta somente montagem. Temos de ter uma unidade fabril", diz o executivo.

Ele adiantou que a empresa está correndo pelos estados brasileiros e seis estão no páreo para levar a fábrica de carros de luxo.

"Não temos nenhuma unidade para baixo do México e o Brasil tem um mercado com o maior potencial de crescimento. Sendo assim, é natural que olhemos com mais atenção para o país e esperamos que o governo seja sensível a isso", afirma Dornbusch.

A futura unidade da BMW no Brasil deverá produzir, inicialmente um modelo. Especula-se que seja um carro compacto o que dará condições a marca a ganhar mais mercado no país e na América Latina. Este ano, na região, a BMW deverá comercializar entre 20 mil a 22 mil unidades.

"Vamos começar a fabricar um veículo, mas uma fábrica não se sustenta com um único modelo. Então, produziremos dois ou três carros", disse o executivo.

A expectativa é que a produção se inicie em três anos. "É o tempo necessário para o projeto se enquadrar nas novas regras para investimentos no país", acrescenta o executivo.

Concorrência

Para o consultor automotivo e ex-presidente da Ford, Luiz Carlos Mello, a decisão da BMW de abrir uma fábrica de carros de luxo no Brasil vai dar à montadora um diferencial competitivo na região.

"Ela sai na frente. É uma decisão estratégica e de conjuntura da montadora na América Latina. E ela vai ser a primeira a ter uma fábrica aqui", disse o consultor. Segundo ele, em uma decisão de investimentos desse porte a empresa leva em consideração o potencial de crescimento do país.

"Há quatro lugares no mundo em que haverá uma expansão forte no mercado de automóveis, e um deles é no Brasil. Com isso, a BMW vai consolidar a sua posição de liderança no país e na região", afirma o consultor.

Segundo o presidente da BMW Brasil, a decisão sobre o local de instalação da marca será anunciada no próximo mês. "Estamos analisando todos os prós e contras de uma unidade de produção", disse Dornbusch.

A BMW tem produção na Alemanha, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na África do Sul, na Índia e na China.

Fonte: Brasil Econômico

BMW