MENU

BMW: decisão por fábrica no Brasil sairá até outubro

Publicado: 19 Maio, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O presidente da BMW do Brasil, Jörg Henning Dornbusch, afirmou na quarta-feira, 18, que decisão da matriz envolvendo fábrica no Brasil deverá sair até outubro. A questão está em estudo no board da companhia e o País disputa a unidade com outros mercados. Ao mesmo tempo existem conversas com alguns Estados para sediar a planta, garante o executivo, sem enumerar quais. Mas ofereceu pista: "São aqueles com tradição na indústria automotiva".

O projeto consiste em linha para montagem em regime SKD – importação de unidades parcialmente desmontadas para montagem final no destino – de um automóvel do segmento premium, para atender apenas ao mercado doméstico. Sua exportação, neste modelo, seria automaticamente inviabilizada já que, pelas regras nacionais, um veículo deve ter 60% de suas peças nacionalizadas. "O que não significa, no entanto, que no futuro não possamos também exportar a partir do Brasil."

Segundo o executivo o Brasil está dentre os mercados candidatos a receber a nova unidade por conta de seu potencial de crescimento nos próximos anos. Outro ponto a favor é a estratégia da BMW de diversificar globalmente seus centros de produção.

Para 2011 a companhia projeta vender cerca de 10 mil unidades no mercado brasileiro, volume 20% superior ao do ano passado. De janeiro a abril as vendas da marca cresceram 43,8%, somando 3 mil 74 unidades.

Fonte: Autodata

BMW