MENU

BMW diz que estuda instalação de fábrica no Brasil

Publicado: 13 Maio, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Norbert Reithofer, presidente do Grupo BMW, afirmou na quinta-feira, 12, durante a apresentação de resultados aos acionistas, que há estudos para a instalação de uma fábrica no Brasil. O executivo não especificou se esta seria para produção de automóveis e utilitários ou motocicletas, no qual já tem parceria em Manaus, AM, para montagem de motos CKD com a Dafra.

Em seu discurso o executivo também não especificou montante do investimento nem mesmo possíveis localidades cotadas para a construção da unidade no Brasil, caso esta seja para produção de veículos de passeio. Estas definições podem, inclusive, estar condicionadas à sanção da Medida Provisória 512/10, conhecida nos bastidores como Lei Fiat, por ter concedido benefícios fiscais para a nova fábrica da companhia em Pernambuco.

O prazo final para o Poder Executivo decidir é a quinta-feira, 19, mas segundo informações do portal iG especula-se que diversos pontos do texto sejam vetados – muitas emendas foram incluídas na passagem da MP pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Dentre elas, a abrangência: antes apenas as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste eram beneficiadas pela medida. Ao ser aprovada no Senado, no entanto, a região norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, parte da área da atuação da Sudene, foram incluídas e o prazo final de apresentação do projeto esticado para até a sexta-feira, 20 – mas já se especula que possa ser prorrogado até o fim do ano, com a criação de uma nova MP, segundo o iG.

Sendo assim, Estados dessas regiões aparecem como favoritos a receber um possível empreendimento da BMW, bem como outras fabricantes que possam vir a se instalar no Brasil.

O Brasil é um dos pontos focados pela empresa em seu plano de expansão global. O grupo também pretende construir fábrica na região que chamou dos Bricts, de Brasil, Rússia, Índia, Coréia do Sul e Turquia, mercados nos quais as vendas da BMW, apesar de ainda pequenas, registram crescimentos expressivos.

Fonte: Autodata

BMW