MENU

BMW faz rivais acelerarem planos de fábrica no Brasil

Mercedes-Benz e Volvo dizem que ainda falta clareza do governo sobre as regras para produção no país

Publicado: 08 Março, 2012 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

“Planos para o Brasil todos têm, o IPI só precipitou isso”, confessa Paulo Solti, novo presidente da Volvo no país. Esse tom de urgência revela uma realidade preocupante para as marcas premium como a Audi, BMW e Mercedes – além da própria  Volvo -, a de que se quiserem crescer vão precisar dos países emergentes.

Paulo Solti reconheceu que o assunto “fábrica no Brasil” passou a ser prioridade na empresa: “temos um plano trienal, porém, a mudança das regras e a intenção da BMW de se instalar no país fez o assunto virar prioridade para a Volvo”. Ele nega, no entanto, qualquer anúncio para breve.  São questões parecidas que fazem a Mercedes-Benz pensar em 2012 como um ano de espera. “Sem a definição do regime automotivo estamos amarrados”, explicou um funcionário da Daimler.

A empresa não nega que o Brasil possa ter uma segunda chance em relação a uma fábrica de automóveis, mas diz que outros países estão na briga: “já está decidido que a nova família de compactos (Classe A, B e outros três modelos) será produzida fora da Alemanha, China e Estados Unidos. Esse lugar pode estar na Ásia, Oriente Médio ou América Latina, incluindo o Brasil, claro”.

Fonte: IG

BMW