MENU

BMW inaugura fábrica e produz 1º carro da marca no Brasil

Publicado: 09 Outubro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A BMW lançou nesta quinta-feira (09) a primeira fábrica da montadora alemã no Brasil. A planta fica na cidade de Araquari, em Santa Catarina, e o primeiro carro produzido no local foi o 328 ActiveFlex. A nova fábrica da BMW é a 30ª unidade fabril da empresa no mundo, em 14 países.

De acordo com a marca, a unidade fabril tem investimento de 200 mil euros (cerca de R$ 600 milhões) e terá capacidade de produzir até 32 mil carros por ano, a começar pelos modelos Série 3, linha de veículos Premium mais vendidas no Brasil.

“Hoje marcamos o início de um novo momento para o BMW Group no Brasil, que consolida a grande expansão nacional que tivemos na última década e reforça a relevância do País nas estratégias do BMW Group em longo prazo. Temos grandes expectativas em relação ao mercado brasileiro, que nos últimos anos tem se mostrado cada vez mais receptivo aos nossos produtos, com grande potencial de crescimento”, afirmou Arturo Piñeiro, presidente e CEO do BMW Group Brasil.

Além do Série 3, a BMW anunciou que serão produzidos em Santa Catarina os modelos BMW Série 1, BMW X1, BMW X3 e MINI Countryman. Segundo a BMW, a infraestrutura da fábrica contemplará a montagem, carroceria/soldagem, sistemas de pintura e logística – além de prédios administrativos e auxiliiares.

Apesar do início da produção, a obra ainda não foi finalizada. O término do projeto deve ocorrer em setembro de 2015, quando a planta deve ter as atividades de soldagem e pintura plenamente operantes.

A empresa trouxe para o Brasil equipamentos que utiliza fora do País e treinou os profissionais em um centro em Joinville (SC) para que a linha tenha as mesmas características das encontradas fora do País. “Isso nos permite iniciar a produção respeitando os padrões de qualidade da empresa mundialmente, seja na Alemanha, na China ou no Brasil”, disse Gerald Degen, vice-presidente Sênior do BMW Group Brasil, responsável pela fábrica Araquari.

Com área total de 1,5 milhão de metros quadrados, sendo 500 mil metros quadrados de área pavimentada, a fábrica da BMW prevê a contratação de 1.300 profissionais (cerca de 500 já foram admitidos) e a geração de 2.500 vagas indiretas.

(Fonte: Portal Terra)