QUI, 20 de out / 2016

Amazonas: BMW investe 10,5 milhões de euros em fábrica

A BMW inaugurou na quinta-feira (20), em Manaus (AM) sua primeira fábrica própria de motos fora da Alemanha. A unidade foi erguida em nove meses, tem 10 mil metros quadrados de área construída e 175 funcionários. “Investimos € 10,5 milhões e temos capacidade inicial de 10 mil motos por ano”, afirma o presidente mundial da BMW Motorrad, Stephan Schaller. A nova instalação pôs fim à parceria com a brasileira Dafra, onde a fabricante de origem alemã começou a nacionalizar suas motocicletas em 2009 e parou há algumas semanas. O volume se refere à produção com apenas um turno de trabalho.

“Esta é a primeira fábrica de motos 100% BMW fora da Alemanha”, diz Schaller. A empresa também tem operações na Tailândia, China e Índia, mas sempre em parceria com fabricantes locais. Dá para dizer, porém, que o investimento no Brasil foi modesto. Por aqui a BMW vai basicamente montar as motocicletas cumprindo o Processo Produtivo Básico (PPB), conjunto de regras da Superintendência da Zona Franca de Manaus que implica baixo índice de nacionalização em modelos de menor volume.

Assim, a empresa comprará de fabricantes instalados no Brasil componentes como pneus, lâmpadas, cabos e retrovisores: “Temos 45 fornecedores locais”, afirma o diretor de produção, Peter Vogel. Esses fabricantes estão no Amazonas e também no Rio Grande do Sul e São Paulo. A nova fábrica começa a produção para valer com a F 700 GS e nos próximos dias passará a montar outros modelos. Ficou para o início de 2017 o lançamento da G 310 R, motocicleta urbana de média cilindrada.

O motor e outras peças da G 310 R virão da Índia e não da Europa como ocorre com o restante da linha. A queda persistente no mercado de duas rodas obrigou a BMW a rever os planos para esse modelo, que era aguardado para 2016. Quando a G 310 R foi mostrada como conceito em 2015, a fabricante acreditava em um potencial para 80 mil unidades por ano no Brasil. Sem perspectiva de crescimento nas vendas, a rede deve permanecer com 38 concessionárias em 2017, mesmo após a chegada da G 310 R.

O Brasil chegou a ser o quarto maior mercado das motos BMW e atualmente ocupa a sétima posição, atrás de Alemanha, Estados Unidos, França, Itália, Espanha e Reino Unido.

(Fonte: Automotive Business)

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

Folha Metalúrgica - Porto Alegre

Folha Metalúrgica - Porto Alegre - Edição Nº 336
30 de out / 2017

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700