MENU

BMW já negocia área para fábrica no Brasil

Publicado: 13 Julho, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Após anunciar, durante a divulgação dos resultados financeiros do primeiro trimestre, em Munique, o interesse em instalar uma fábrica de carros na América do Sul, a BMW avança nos estudos de áreas para receber seus investimentos. Em negociação com o governo de Santa Catarina desde maio, quando uma comitiva liderada pelo vice-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB) se reuniu com o presidente da montadora no Brasil, Jörg Henning Dornbusch, a empresa envia representantes esta semana ao Estado para detalhar a proposta. A comitiva deve visita Santa Catarina hoje e amanhã - a agenda de viagens prevê visita a outros Estados.

Procurada, a BMW informou, por meio da assessoria de imprensa, que mantém negociações como parte de um estudo que vem sendo realizado no Brasil. Segundo a nota, as negociações (incluindo as com os outros Estados) vêm sendo realizadas entre os membros do projeto do Brasil e da Alemanha.

Além de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais fizeram proposta para atrair a montadora. Como a empresa já mantém, desde dezembro de 2009, uma linha de montagem de motocicletas em Manaus, o Amazonas também é candidato.

Segundo Pinho Moreira, no primeiro contato, em maio, o governo apresentou as condições logísticas e de infraestrutura do Estado. Segundo Pinho Moreira, a comitiva também destacou a oferta de mão de obra qualificada, com um polo metal-mecânico instalado no Norte e as boas condições dos portos. De acordo com o vice-governador, a decisão deve sair este ano.

No Norte, a cidade mais cotada para o investimento é Araquari. O município faz divisa com Joinville, que irá sediar a fábrica de motores da GM. Na região da Grande Florianópolis, Biguaçu se apresentou como candidata. Segundo o procurador-geral do município, Anderson Nazário, a prefeitura irá entregar levantamento com possíveis áreas hoje para o governo estadual.

Fonte: Valor

BMW