MENU

Bom momento da Toyota repercute nas sistemistas

Publicado: 08 Setembro, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O bom desempenho da Toyota já repercute junto às sistemistas da montadora. De acordo com a estimativa do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, o nível de emprego dentro das empresas aumentou em média entre 25% e 30%.

O exemplo mais recente é o da Steel, multinacional que fornece chapas e peças metálicas utilizadas na montagem dos modelos aqui fabricados. A empresa criou o terceiro turno e, com isso, abriu mais doze postos de trabalho, ampliando para pouco mais de sessenta o total de empregados. Antes dela, a Kanjiko e a Scórpios já haviam se adaptado à nova realidade. O diretor do Sindicato João de Morais Farani disse que o bom momento da montadora tem alimentado expectativas favoráveis para a categoria, mesmo num cenário de crise.

"É claro que estamos confiantes numa retomada da atividade econômica em nível macro, mas o que acontece com a Toyota e suas sistemistas deve ser levado em conta. Vivemos uma realidade preocupante, mas esperamos que outras companhias também sigam na contramão da tão falada crise e consigam superar suas dificuldade. Com isso, os trabalhadores também serão beneficiados."

Farani entende que o exemplo da Toyota pode orientar outros empreendimentos e até mesmo ser incorporado à política de atração de novos investimentos para a cidade. As vendas para o mercado externo, mais exatamente para países do Mercosul, como Argentina, são apontadas como fator determinante para que a montadora se sobressaia na realidade recessiva, mas o consumo interno também tem ajudado, segundo João Farani.

(Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba)