MENU

Bosch: Força do mercado interno compensa a perda com exportação

Publicado: 30 Agosto, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

Bosch: Força do mercado interno consegue compensar a perda com exportação 
O  crescimento de vendas de veículos no Brasil surpreendeu toda a indústria automobilística e em algumas compensou as perdas com exportação.

O presidente da Bosch para a América Latina, Edgar Garbade, já sabia há alguns meses que a força do mercado doméstico diminuiria os prejuízos no mercado externo. O que ele não desconhecia à época é que o vigor nas vendas internas viria a anular completamente as perdas esperadas para o ano.

Nada mal para uma empresa que há até pouco tempo tinha mais de 40% dos negócios no país sustentados pela exportação. O pico das vendas externas foi em 2005, com fatia de 46% na receita total da companhia. Hoje a participação das exportações no faturamento está em 38% . E deve baixar mais, para 35%, em 2008, segundo Garbade.

A boa notícia para a multinacional alemã é que a despeito de uma perda com exportações que somará R$ 300 milhões nas contas de Garbade, a filial terminará o ano com a mesma receita do ano passado, que somou R$ 3,8 bilhões. Os produtos automotivos representam 80% desse total.

Mas se de um lado afeta as vendas no exterior, a valorização do real serve para sustentar as importações. A filial brasileira da Bosch está trazendo diversas peças da China. A maior parte é usada na produção de ferramentas elétricas.

Fonte: Valor