MENU

Brasil ajuda Scania a registrar lucro no trimestre

Publicado: 26 Julho, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A fabricante de veículos pesados sueca Scania conseguiu reverter o prejuízo apurado há um ano e reportou hoje lucro de 2,372 bilhões de coroas suecas (equivalentes a US$ 324 milhões, com base na cotação de ontem).

No segundo trimestre do ano passado, o resultado líquido da montadora ficou negativo em 150 milhões de coroas suecas.

Na comparação do segundo trimestre com igual período de 2009, a receita líquida avançou 42,78%, chegando a 20,602 bilhões de coroas suecas (US$ 2,81 bilhões).

A Scania registrou vendas de 16,374 mil caminhões e ônibus entre abril e junho, uma alta de 75% na comparação anual. Nos seis primeiros meses do ano, foram vendidas 28,32 mil unidades, 37% acima do volume do primeiro semestre de 2009.

O Brasil liderou as vendas de caminhões da marca na primeira metade do ano, com 7,58 mil unidades comercializadas, mais do que o dobro em relação ao volume de um ano antes (3,36 mil caminhões).

"O mercado brasileiro de caminhões está forte, como resultado da alta atividade econômica, e a demanda também está sendo beneficiada por alívios fiscais e subsídios em taxas de juros", aponta a companhia. Cabe lembrar que o governo estendeu até o fim do ano a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O Brasil respondeu por 30,7% das vendas de caminhões do grupo em todo o mundo.

No balanço, a Scania afirma que as vendas no terceiro trimestre deverão repetir o desempenho dos três meses anteriores, apesar do período de férias de verão na Europa.

Fonte: Valor Online