MENU

'Brasil cometerá suicídio político' se Senado aprovar impeachment, diz historiadora francesa

Publicado: 05 Maio, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A historiadora Juliette Dumont, do Iheal (Instituto de Altos Estudos sobre a América Latina) da universidade francesa Sorbonne Nouvelle, afirmou nesta quarta-feira (4) que o Brasil cometerá “suicídio político” se o Senado aprovar, na próxima semana, o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

De acordo com a pesquisadora, que é especialista em Relações Internacionais, o possível afastamento da presidente "vai fragilizar o Brasil e prejudicar, durante muitos anos, a credibilidade do país no cenário internacional".

"Eu acho que o Brasil vai levar muitos anos para corrigir os danos que foram feitos ao país no exterior, a começar na própria América Latina”, afirmou Juliette ao participar de um debate em Paris promovido pelo MD18 (Movimento Democrático 18 Março), grupo de estudantes brasileiros e europeus que têm se articulado contra o impeachment de Dilma.

Ela afirmou também que a votação do pedido de afastamento de Dilma no dia 17 de abril na Câmara dos Deputados "deu uma imagem patética" da Casa e espera que o cenário não se repita na próxima quarta-feira (11), durante votação final no Senado. "Espero que o voto no Senado não seja a farsa que foi o voto na Câmara", declarou.

Segundo Juliette, o cenário atual indica que "as forças conservadoras ainda estão muito presentes e existe um movimento importante contra o que o Partido dos Trabalhadores [PT] representa".

(Fonte: Opera Mundi)