MENU

Brasil é o principal mercado consumidor da Scania em 2009

Publicado: 04 Fevereiro, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Os efeitos da crise atacaram o crédito, principal motor das vendas das fabricantes de caminhões no mundo. A Scania divulgou seu balanço financeiro de 2009 com retração significativa no lucro mas manteve os números no azul. O destaque foi o mercado brasileiro, o único a registrar crescimento e tomando o primeiro lugar do ranking de vendas da empresa.

De acordo com o comunicado a empresa faturou quase 6 bilhões de euros em 2009, 30% a menos do que o registrado no ano anterior. Considerando apenas as vendas de caminhões o faturamento foi 41% menor. O desempenho da empresa foi afetado diretamente no lucro, que apontou queda de 87%, no mesmo comparativo, somando 109 milhões de euros. Para o presidente Leif Östling, apesar da redução do lucro e das vendas menores de caminhões a empresa conseguiu manter seu balanço positivo graças aos ganhos com a área de serviços e com o contínuo programa de redução de custos.

Ele citou no comunicado a perda de 3,9 mil empregados ligados às áreas de produção desde 2008, como resultado da redução da jornada de trabalho.

Com 8,3 mil caminhões vendidos, alta de 3,9% com relação a 2008, o Brasil manteve sua importância no grupo. A Grã-Bretanha é seu segundo maior mercado, com 3 mil caminhões comercializados no ano passado, queda de 44% no mesmo comparativo.

Fonte: Autodata