MENU

Brasil e Peru assinam acordo de livre comércio no setor automotivo

Publicado: 02 Maio, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Os governos do Brasil e Peru firmaram na última sexta-feira (29) um amplo acordo de livre comércio, que inclui o setor automotivo. Com o tratado, os dois países poderão vender veículos sem pagamento do Imposto de Importação.

O Acordo estabelece liberalização de serviços (tecnologia de informação e comunicação, serviços de turismo, de transporte, de engenharia, de arquitetura e de entretenimento), abertura dos mercados de compras públicas e investimentos. Vale destacar que o Brasil passa a contar com Acordos de Cooperação e Facilitação de Investimentos com todos os países da Aliança do Pacifico (Peru, Chile, Colômbia e México).

No caso do mercado automotivo, o livre-comércio imediato de veículos leves e picapes deverá incentivar as trocas entre os países. O mercado de veículos leves representa cerca de 160 mil unidades, onde o Brasil participa com cerca de 4 mil unidades, número que deve crescer para 30 mil num prazo curto, de acordo com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.

“O acordo de livre comércio com o Peru representa mais um passo no sentido de ampliar os mercados internacionais para o Brasil. Vivemos uma oportunidade muito favorável para exportar e temos tecnologia e capacidade instalada para atender novos parceiros comerciais”, disse o presidente da Anfavea, Antonio Megale.

(Fonte: MDIC)