MENU

Brasil Metal: gente metalúrgica é o tema do episódio desta segunda (29)

Programa mostra o papel da categoria nas lutas sindicais e sociais brasileiras e o que metalúrgicos de vários setores e regiões do país pensam sobre o seu trabalho.

Publicado: 29 Setembro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Brasil MetalBrasil Metal
 

Nesta segunda-feira (29), às 20 horas, vai ao ar, pela TVT (TV dos Trabalhadores), "Gente Metalúrgica", o nono episódio da série Brasil Metal. O documentário sobre a indústria metalúrgica brasileira e a realidade do trabalhador metalúrgico é uma realização da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT),  produzida em parceria com a TVT.

O programa de hoje mostra os metalúrgicos como protagonistas nas principais conquistas da categoria e no processo de redemocratização do país nas décadas de 1970 e 1980, que deu origem ao novo sindicalismo, e que mesmo sob a forte repressão policial, focou sua luta na busca por direitos e melhores condições de vida e trabalho. 

O episódio é recheado de depoimentos de trabalhadores dos mais diferentes segmentos e regiões do país, que falam sobre o seu cotidiano e os desafios a serem enfrentados. 

Um deles é garantir que os direitos sejam iguais em todo país, com piso nacional de salários e condições semelhantes de trabalho. Por exemplo, a jornada de trabalho semanal em algumas localidades chega a ter quatro horas a mais em relação a outras regiões.

O presidente da CNM/CUT (CNM/CUT), Paulo Cayres, afirma neste programa que a indústria brasileira precisa de inovação e que, para isso, é importante apostar na qualificação profissional. “É preciso investir em formação especializada. Nós não queremos que os trabalhadores do futuro sejam apenas apertadores de parafuso”, resume.
 
Onde assistir
O documentário "Brasil Metal" tem 20 episódios semanais - exibidos às segundas-feiras - e traça um raio X de todos os setores do ramo metalúrgico: indústria naval, siderurgia, autopeças, indústria automobilística, eletroeletrônicos, máquinas e implementos agrícolas, motocicletas, setor aeroespacial, máquinas e equipamentos etc.

Na próxima semana será exibido o primeiro de dois episódios sobre a indústria automotiva. 

O programa pode ser visto no canal 2 da NET digital – São Paulo ou pelo canal 46 UHF Mogi das Cruzes e região. O documentário também pode ser acompanhado pelo site da TVT.

Assista aos programas anteriores por aqui:
Indústria de Caminhões
Indústria de Duas Rodas
Eletroeletrônico I
Eletroeletrônico II
Indústria e Sustentabilidade
Multinacionais Metalúrgicas Brasileiras
Indústria Naval Brasileira I
Indústria Naval Brasileira II

(Fonte: Assessoria de Imprensa CNM/CUT)