MENU

Episódio semanal de Brasil Metal mostra as multinacionais metalúrgicas brasileiras

Nesta segunda-feira (8), o programa traz as empresas nacionais como protagonistas na busca por novos mercados e seus desafios em território estrangeiro.

Publicado: 08 Setembro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação 
// 
 

As multinacionais metalúrgicas brasileiras são o tema do sexto episódio do documentário Brasil Metal, que vai ao ar nesta segunda-feira (8), às 20h00, na TVT (TV dos Trabalhadores).

A série Brasil Metal, com 20 programas semanais sobre a Indústria Metalúrgica Brasileira, é uma realização da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) e produzida em parceria com a TVT.

Neste episódio, o programa traz as empresas brasileiras como protagonistas na busca por novos mercados, a competitividade internacional e os desafios em território estrangeiro. 

Atualmente, as multinacionais metalúrgicas brasileiras estão presentes em cerca de 90 países. Entre as empresas que mais conquistam espaço fora do país estão a Embraer, Gerdau, Marcopolo e Weg. A Marcopolo, por exemplo, tem 80% de seu faturamento proveniente do mercado externo.

O programa também revela que, na contramão do cenário internacional, a crise de 2008 alavancou o crescimento das empresas nacionais. Segundo um estudo da Fundação Dom Cabral, quase 45% das empresas acreditam que as diretrizes da política externa brasileira dos últimos 10 anos contribuíram para sua expansão.

Onde assistir
O documentário Brasil Metal traça um raio X de todos os setores do ramo metalúrgico: indústria naval, siderurgia, autopeças, indústria automobilística, eletroeletrônicos, máquinas e implementos agrícolas, motocicletas, setor aeroespacial, máquinas e equipamentos etc.

O programa pode ser visto no canal 2 da NET digital – São Paulo ou pelo canal 46 UHF Mogi das Cruzes e região. O documentário também pode ser acompanhado pelo site ou pelo canal da TVT no Youtube.

Assista aos programas anteriores por aqui:
Indústria de Caminhões
Indústria de Duas Rodas
Eletroeletrônico I (episódio 1)
Eletroeletrônico II (episódio 2)
Indústria e Sustentabilidade

(Fonte: assessoria de imprensa CNM/CUT)