MENU

Programa 'Brasil Metal' aborda a tecnologia para o desenvolvimento da indústria

Episódio desta segunda-feira (24) traz exemplos de países que cresceram a partir de investimentos tecnológicos. Programa vai ao ar às 20h, na TVT.

Publicado: 24 Novembro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

 
xx
 

A tecnologia no desenvolvimento da indústria no país é o tema do episódio desta segunda-feira (24) da série Brasil Metal. O programa será exibido às 20 horas na TVT (TV dos Trabalhadores). A série é uma iniciativa da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), com produção da TVT.

O episódio desta semana traz exemplos de países que se desenvolveram a partir do investimento em tecnologia na indústria. O maior exemplo é a China. Se antes o país era, praticamente, feudal, hoje é uma referência em tecnologia industrial, além de exportar produtos com alto valor agregado para todo o mundo. 

O programa mostra que no Brasil, a Embraer, líder no setor aeroespacial, é um exemplo de que é possível agregar valor à indústria nacional, mesmo que parte dos produtos sejam importados. As turbinas dos aviões e a eletrônica de bordo são peças importadas pela empresa, mas o projeto e concepção da aeronave é totalmente brasileiro. A Embraer é a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo, atrás apenas da francesa Airbus e da americana Boeing.

No Brasil Metal desta semana, o presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, lembra que a tecnologia é o principal fator para o desenvolvimento e a consolidação da indústria nacional, mas que é preciso investir. “Nós, brasileiros, temos a capacidade de inovar tecnologicamente, como é o caso da Embraer. Competência nós temos, mas é preciso ser estimulada e explorada de forma mais ampla. Só que para isso é necessário de investimento”, disse.

Onde assistir
O documentário é exibidos sempre às segundas-feiras, às 20 horas, e traça um raio X de todos os setores do ramo metalúrgico: indústria naval, siderurgia, autopeças, indústria automobilística, eletroeletrônicos, máquinas e implementos agrícolas, motocicletas, setor aeroespacial, máquinas e equipamentos etc.

O programa pode ser visto no canal 2 da NET digital – São Paulo ou pelo canal 46 UHF Mogi das Cruzes e região. O documentário também pode ser acompanhado pelo site da TVT.

Assista aos programas anteriores por aqui:
Indústria de Caminhões
Indústria de Duas Rodas
Eletroeletrônico I
Eletroeletrônico II
Indústria e Sustentabilidade
Multinacionais Metalúrgicas Brasileiras
A Indústria Naval I
A Indústria Naval II
Gente Metalúrgica
A Indústria Automobilística I
A Indústria Automobilística II
Mobilidade Urbana
A Indústria de Bens de Capital I
A Indústria de Bens de Capital II
A Indústria Siderúrgica I
A Indústria Siderúrgica II

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)