MENU

Brasil Metal: programa desta segunda (10) aborda indústria siderúrgica

Primeiro de dois episódios sobre o segmento vai ao ar às 20 horas, pela TVT. Programa vai mostrar a história e a evolução da siderurgia no país.

Publicado: 10 Novembro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Brasil MetalBrasil Metal
 

A indústria siderúrgica é o tema do programa da série "Brasil Metal", que será exibido nesta segunda-feira (10), às 20 horas, na TVT (TV dos Trabalhadores). A série com 20 programas semanais é uma realização da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), produzida em parceria com a TVT.

Como ocorreu com outros setores do ramo metalúrgico, a indústria siderúrgica será abordada em dois episódios. No programa desta semana, será apresentado seus histórico, desafios e dados do setor.

O programa mostra a evolução da indústria siderúrgica brasileira, que começou em 1810 com a Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema. Mas o setor tornou-se importante com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em 1946. Em 1970, cerca de 70% das empresas siderúrgicas eram estatais.

A configuração do setor se transformou drasticamente em 1990 com o processo de privatização. Atualmente, a única empresa brasileira que existe é a Gerdau, líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo.

Outro destaque do programa são os dados do Instituto do Aço. Nos dias de hoje,  a produção anual de aço bruto no Brasil ultrapassa 34 milhões de toneladas. O país tem um parque produtor de aço formado por 29 usinas e é administrado por 11 grupos empresariais. O setor empregam mais de 124 mil trabalhadores. As pequenas empresas têm 28% do total; 23,5% são trabalhadores de grandes empresas e o restante trabalha em micro e médias empresas. 

O episódio desta segunda-feira também traz o desafio da produção de aço sem causar grande impacto ambiental. Para reduzir este problema, a ArcelorMittal, uma das maiores siderúrgicas do mundo, por exemplo, investe continuamente em tecnologias de proteção à natureza.

No segundo episódio sobre a indústria siderúrgica, o programa trará as relações dos trabalhadores com as empresas do setor no decorrer da história e as principais lutas da categoria.

Onde assistir
O documentário é exibidos sempre às segundas-feiras, às 20 horas, e traça um raio X de todos os setores do ramo metalúrgico: indústria naval, siderurgia, autopeças, indústria automobilística, eletroeletrônicos, máquinas e implementos agrícolas, motocicletas, setor aeroespacial, máquinas e equipamentos etc.

O programa pode ser visto no canal 2 da NET digital – São Paulo ou pelo canal 46 UHF Mogi das Cruzes e região. O documentário também pode ser acompanhado pelo site da TVT.

Assista aos programas anteriores por aqui:
Indústria de Caminhões
Indústria de Duas Rodas
Eletroeletrônico I
Eletroeletrônico II
Indústria e Sustentabilidade
Multinacionais Metalúrgicas Brasileiras
A Indústria Naval I
A Indústria Naval II
Gente Metalúrgica
A Indústria Automobilística I
A Indústria Automobilística II
Mobilidade Urbana
A Indústria de Bens de Capital I
A Indústria de Bens de Capital II

(Fonte: Assessoria de Imprensa CNM/CUT)