MENU

Brasil Metal: políticas industriais voltadas ao setor automotivo são destaques do programa

Segundo e último episódio sobre a indústria automotiva brasileira vai ao ar nesta segunda-feira (13), às 20 horas, na TVT.

Publicado: 13 Outubro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
TVTTVT
 


Nesta segunda-feira (13), às 20 horas, vai ao ar o segundo episódio sobre a indústria automotiva brasileira do documentário Brasil Metal, na TVT (TV dos Trabalhadores). O programa é uma realização da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), em parceria com a TVT.

O episódio desta semana traz as políticas industriais para o setor automotivo brasileiro, como o Inovar Auto e o Inovar Peças, que fazem parte do Plano Brasil Maior, a política industrial implantada no governo Dilma Rousseff.

O Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar Auto), criado em 2012, é uma medida que estimula o investimento na indústria automobilística nacional. Estima-se que até 2015 o Programa levantará mais de R$ 50 bilhões em investimentos no setor. Um dos projetos impulsionados pelo Inovar Auto, por exemplo, foi a instalação da BMW, em Araquari, Santa Catarina, que empregará 1,3 mil trabalhadores.

Outro programa de incentivo à produção nacional é Inovar Peças, que exige das montadoras a compra de 65% de peças dos carros produzidos no Brasil. Através da rastreabilidade, o sistema confirma a procedência dessas peças. De acordo com programa, será necessário comprovar conteúdo nacional para as montadoras terem incentivo do governo, com o abatimento de 30 pontos porcentuais de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

O episódio de "Brasil Metal" vai mostrar que, com os Programas e a economia aquecida do Brasil nos últimos anos, o país passou a ser o quinto maior produtor mundial e 8ª maior frota de veículos no mundo, com mais de 32 milhões de automóveis. Outro número expressivo foi a fabricação de carros. Em 2002, o país produziu 1,6 milhão e, em 2013, o número saltou para 3,7 milhões de unidades, um crescimento de 203%.

O programa revela que as novas medidas também ajudaram a diminuir as importações. De 2012 a 2013, a importação caiu de 23,6% para 18,6%. No mesmo período, a produção nacional registra um crescimento de 10%.

Onde assistir
O documentário "Brasil Metal" tem 20 episódios - exibidos semanalmente às segundas-feiras, às 20 horas - e traça um raio X de todos os setores do ramo metalúrgico: indústria naval, siderurgia, autopeças, indústria automobilística, eletroeletrônicos, máquinas e implementos agrícolas, motocicletas, setor aeroespacial, máquinas e equipamentos etc.

O programa pode ser visto no canal 2 da NET digital – São Paulo ou pelo canal 46 UHF Mogi das Cruzes e região. O documentário também pode ser acompanhado pelo site da TVT.

Assista aos programas anteriores por aqui:
Indústria de Caminhões
Indústria de Duas Rodas
Eletroeletrônico I
Eletroeletrônico II
Indústria e Sustentabilidade
Multinacionais Metalúrgicas Brasileiras
A Indústria Naval I
A Indústria Naval II
Gente Metalúrgica
A Indústria Automotiva I

(Fonte: Assessoria de imprensa CNM/CUT)