MENU

Nesta segunda (22), Brasil Metal mostra os principais estaleiros no Brasil

Segundo episódio do programa sobre a indústria naval brasileira vai ao ar às 20 horas, na TVT.

Publicado: 22 Setembro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
BMBM
 

Vai ao ar nesta segunda-feira (22) o segundo episódio sobre a indústria naval brasileira, do documentário Brasil Metal. O programa será exibido às 20 horas na TVT (TV dos Trabalhadores). A série é uma iniciativa da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), com produção da TVT.

O primeiro episódio, exibido há uma semana, mostrou a recuperação do setor nos últimos 12 anos, que possibilitou a criação de novos empregos. Mostrou ainda que a indústria naval também desenvolveu a economia das cidades e estados onde os estaleiros foram construídos.

No segundo episódio, o programa mostra alguns estaleiros construídos a partir do Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota), que fez parte da segunda etapa do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento).

É o caso, por exemplo, do estaleiro Atlântico Sul, instalado no complexo industrial portuário de Suape (PE), em 2005. Construído para produzir navios cargueiros de até 500 mil toneladas e plataforma offshore, o estaleiro entrou em operação em 2008. E em 2011, foi lançado o petroleiro João Cândido, a primeira embarcação contratada pelo Promef.

Com isso, atualmente, Pernambuco reúne 13% dos trabalhadores da indústria naval brasileira, de acordo com os dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). 

Outro destaque apresentado no programa é Polo Naval de Rio Grande (RS), o segundo maior do país e que emprega mais de 20 mil trabalhadores. O estaleiro Brasil, que está sendo construído desde 2013, será o principal da região e ocupará uma área construída de 1,7 milhão de metros quadrados.

Onde assistir
O documentário "Brasil Metal" tem 20 episódios semanais - exibidos às segundas-feiras - e traça um raio X de todos os setores do ramo metalúrgico: indústria naval, siderurgia, autopeças, indústria automobilística, eletroeletrônicos, máquinas e implementos agrícolas, motocicletas, setor aeroespacial, máquinas e equipamentos etc.

Na próxima semana será exibido o programa “Gente Metalúrgica”, que traça o perfil dos trabalhadores do ramo.

O programa pode ser visto no canal 2 da NET digital – São Paulo ou pelo canal 46 UHF Mogi das Cruzes e região. O documentário também pode ser acompanhado pelo site da TVT.

Assista aos programas anteriores por aqui:
Indústria de Caminhões
Indústria de Duas Rodas
Eletroeletrônico I 
Eletroeletrônico II 
Indústria e Sustentabilidade
Multinacionais Metalúrgicas Brasileiras 
Indústria Naval Brasileira I

(Fonte: Assessoria de Imprensa CNM/CUT)