MENU

Bruxelas inicia nova investigação à Siemens e ABB

Publicado: 14 Fevereiro, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

Os escritórios das companhias Siemens e ABB na Alemanha, França e Áustria foram ontem alvo de investigação por parte dos serviços da Comissão Europeia, noticia hoje o jornal 'Financial Times'. A visita às instalações dos dois grupos ocorre menos de um mês depois de Bruxelas ter aplicado uma multa de 750,7 milhões de euros à Siemens, à ABB e a outras oito companhias por alegada fixação combinada de preços.

De acordo com a edição de hoje do 'Financial Times', a Comissão Europeia recusou identificar as companhias que foram alvo do seu 'raide' de ontem, mas o jornal obteve confirmação da Siemens e da ABB de que pelo menos estas duas foram visadas.

Bruxelas alegou que os grupos eram suspeitos de ter formado um cartel de fixação de preços no mercado de transformadores, componentes chave nas redes eléctricas para controlar a voltagem.

Em comunicado citado pelo jornal financeiro, a Siemens confirmou ontem que a Comissão Europeia estava a analisar os dados de cinco empresas, acrescentando que Bruxelas 'está a investigar conluio na área de transformadores de energia na Alemanha, Áustria e Países Baixos', alegadamente ocorrido entre 1999 e 2003. A Comissão recusou-se contudo a confirmar a extensão da investigação.

Esta é a segunda suspeita de cartel da Comissão envolvendo as duas empresas em apenas dois meses. Recorde-se que a 24 de Janeiro último, a Comissão aplicou a segunda maior multa por cartelização da sua história às companhias Siemens, Areva, Alstom, ABB, Schneider Electric, Hitachi, Mitsubishi Electric, Mitsubishi, Toshiba e VA Tecnologie. Em causa estava outro cartel, de fixação de preços nos sistemas de transmissão de electricidade.

O 'Financial Times' recorda que a Comissão Europeia é particularmente 'agressiva' com entidades 'repetentes' na infracção e que no âmbito das alterações legislativas introduzidas no ano passado a Siemens, a ABB e os seus pares que estejam igualmente envolvidos poderão ver duplicadas as multas face ao nível normal, se forem considerados culpados na sequência da investigação levada a cabo este mês.

Na anterior investigação que a Comissão europeia já deu por concluída, mas que as empresas visadas já avançaram que vão recorrer para a Justiça, a Siemens foi penalizada com a multa mais elevada: acima de 400 milhões de euros, o que a fez já rever a previsão de resultados. É que além da multa directa ao grupo,  396,6 milhões de euros, a sua participada VA Technologie, adquirida em 2005, recebeu outra penalização no valor de 22 milhões de euros.

As ações da Siemens seguiam a avançar 0,48%, para 84,17 euros, enquanto os títulos da ABB avançavam 1,09%, para 23,02 euros.

Fonte: Jornal de Negócios