MENU

Caças suecos: metalúrgicos da CUT querem direitos do acordo internacional da Saab

Desdobramentos da escolha da empresa sueca para produção de aviões para FAB foi debatida em encontro entre sindicalistas do IF Metall e da CNM/CUT com prefeito de São Bernardo.

Publicado: 20 Fevereiro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: CNM/CUT
A partir da esq.: Anders Ferbe, Luiz Marinho, Paulo Cayres e Rafael marquesA partir da esq.: Anders Ferbe, Luiz Marinho, Paulo Cayres e Rafael marques
A partir da esq.: Anders Ferbe, Luiz Marinho, Paulo Cayres e Rafael Marques

O presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Paulo Cayres, o presidente do IF-Metall (sindicato dos metalúrgicos da Suécia), Anders Ferbe, o prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Luiz Marinho, e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, assinaram na tarde de quarta-feira (19) uma declaração conjunta de cooperação sindical para garantir direitos e os benefícios aos trabalhadores no processo de fabricação dos aviões supersônicos Gripen no país.

Em audiência com Luiz Marinho, na Prefeitura da cidade, os sindicalistas ressaltaram que a decisão do governo federal – ao anunciar em dezembro a escolha da sueca Saab para o fornecimento dos 36 caças à Força Aérea Brasileira (FAB) – vai estreitar ainda mais as relações entre as entidades sindicais metalúrgicas dos dois países e permitir que os trabalhadores brasileiros também garantam direitos estabelecidos no Acordo Marco Internacional (AMI) da empresa.

Crédito: CNM/CUT
No encontro, delegação sueca agradece apoio dos brasileiros ao projetoNo encontro, delegação sueca agradece apoio dos brasileiros ao projeto
No encontro, delegação sueca agradece apoio dos brasileiros ao projeto

A produção dos aviões será em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, onde está estabelecida uma planta da Embraer. Já São Bernardo do Campo sediará fábrica de peças para os caças. 

O documento ressalta as oportunidades que a escolha do governo federal pela sueca Saab, para a produção das aeronaves. “Do nosso ponto de vista, a compra tem uma forte relação com o desenvolvimento econômico e social de ambos os países. Terá um impacto no desenvolvimento da competência técnica e desenvolvimento de produção, emprego e estrutura das relações de trabalho”, destaca o documento assinado ontem, que assinala ainda:

“No entanto, para nós do movimento sindical no Brasil e Suécia, os pontos fortes na proposta de parceria são os projetos conjuntos de elaboração tecnológica e desenvolvimento; a parceria de longo prazo para encontrar novos mercados de exportação; e a participação de importantes segmentos relacionados ao tema, como instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação aeroespacial, outras esferas governamentais (governos municipais e estaduais), o parlamento, o setor de negócios, universidades e sindicatos”.

Anders Ferbe e outros três dirigentes sindicais do IF-Metall – Conny Holm, Göran Gustavsson e Mats Svensson – vieram ao Brasil especificamente para fortalecer as relações com os metalúrgicos brasileiros e agradecer o empenho da CNM/CUT e do prefeito de São Bernardo pelo empenho na defesa do projeto sueco para a renovação da frota de aviões da FAB.

Logo após a audiência com o prefeito Luiz Marinho, o presidente da CNM/CUT ressaltou as oportunidades de desenvolvimento que a fabricação dos caças trará aos dois países. “A escolha do governo brasileiro chamou a atenção de outros países para o caça Gripen, abrindo mais mercado para a Saab. É o caso da Índia, or exemplo. Isso pode impulsionar o emprego e o desenvolvimento de ambos os países. Para nós, um dos fatores mais importantes na escolha pelo Gripen foi a garantia de que a produção não seja toda concentrada nas unidades das Suécia”, disse Paulo Cayres.
 

Crédito: Cristina Fontoura
Visita à Embraer em Gavião PeixotoVisita à Embraer em Gavião Peixoto
Visita à Embraer em Gavião Peixoto

Visitas
Eles chegaram na segunda-feira (17) e se reuniram com a direção da CNM/CUT  para conhecer melhor a realidade brasileira (leia aqui).

Na terça-feira, acompanhados pelo secretário geral e de Relações Internacionais da CNM/CUT, João Cayres, os sindicalistas visitaram a planta da Embraer em Gavião Peixoto.

Ontem pela manhã estiveram na fábrica da Scania, em São Bernardo, para ter contato com a experiência de organização sindical na fábrica.

Ao justificar a presença da delegação de sindicalistas no Brasil, o presidente do IF Metall assinalou: “Viemos para estreitar relações para que o projeto dos caças não seja algo que fique no papel”.

De acordo com Anders Ferbe, “é necessário estreitar ainda mais as relações para garantir que os trabalhadores aqui tenham os mesmos benefícios que os da Suécia, e que haja uma troca de experiências entre os países”.

Já Paulo Cayres afirmou que os sindicatos brasileiros irão lutar para que os metalúrgicos brasileiros sejam incluídos no AMI da Saab. “A transferência de tecnologia e a geração de empregos que este projeto trará são essenciais para o desenvolvimento do Brasil. Mas queremos transferir também os direitos dos trabalhadores”, completou o presidente da CNM/CUT.

O prefeito Luiz Marinho lembrou na audiência que as relações sindicais entre os dois países sempre foram boas e que, com a escolha dos caças Gripen pelo governo, essas relações se ampliaram. “Com a assinatura deste documento, nos estamos consolidando o compromisso de atuarmos em conjunto em defesa dos trabalhadores e do desenvolvimento brasileiro”, destacou Marinho.

Na tarde desta quinta-feira (20), a delegação sueca esteve na CUT, onde foi recebida pelo secretário de Relações Internacionais, João Felício. Na sequência, viajou para o seu país.

(Fonte: Solange do Espírito Santo – assessoria de imprensa da CNM/CUT)