MENU

Caminhão da Tesla precisará de energia de 4.000 casas, diz consultor

Publicado: 28 Novembro, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Uma das principais consultoria de energia da Europa estimou que a recarga das baterias do caminhão elétrico da Tesla vai exigir energia equivalente à usada para abastecer 4.000 casas. O cálculo coloca em xeque a viabilidade do projeto.

A montadora de automóveis elétricos americana anunciou neste mês um projeto de caminhão elétrico, prometendo aos motoristas que eles poderiam recarregar as baterias para permitir percursos de até 650 quilômetros em 30 minutos, usando um novo "megacarregador" que a empresa vai fabricar.

John Feddersen, presidente-executivo da Aurora Energy Research, consultoria criada em 2013 por um grupo de professores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, disse que a energia requerida para recarregar uma bateria nesse prazo seria de 1.600 quilowatts.

Isso bastaria para abastecer entre 3.000 e 4.000 casas "médias", disse em uma conferência em Londres na semana passada, cerca de dez vezes mais potência que a usada pela atual rede de "supercarregadores" da Tesla para seus carros elétricos.

A Tesla se recusou a comentar sobre os cálculos.

(Fonte: Folha de S. Paulo)