MENU

Candidato da extrema esquerda surpreende e ganha apoio na França

Publicado: 13 Abril, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Nos gráficos de intenção de voto para a eleição presidencial francesa, uma linha sobe como uma ladeira íngreme: a de Jean-Luc Mélenchon, da extrema esquerda.

Esse político veterano, que defende um referendo sobre a permanência da França na União Europeia, é uma das surpresas desta campanha pródiga em reviravoltas.

O primeiro turno será no dia 23. Se a tendência dos últimos dias se mantiver, Mélenchon poderá chegar à segunda rodada, em 7 de maio.

Mélenchon já aparece em terceiro lugar em uma pesquisa divulgada pelo instituto Ipsos no final de semana, com 18,5% dos votos. Ele superou o conservador François Fillon, dos Republicanos (centro-direita), que aparecia com 18%. Em outras sondagens, Fillon tem leve vantagem.

O bom desempenho de Mélenchon está relacionado à má performance de Fillon, cuja candidatura afundou após acusações de corrupção.

Mas não apenas a isso. Ele foi uma das estrelas dos dois debates presidenciais e reúne multidões em comícios.

Em um deles, no domingo (9), criticou seus rivais afirmando que os franceses não precisam escolher entre a extrema-direita, "que condena nosso povo a se odiar", e os partidários do livre mercado, "que transformam o sofrimento em ouro".

Referia-se aos dois candidatos que lideram as pesquisas: Marine Le Pen, de extrema-direita, e Emmanuel Macron, de centro, empatados com 24% das intenções.

'Insubmisso'
Mélenchon, 65, deixou o Partido Socialista, do atual presidente François Hollande, em 2008 após mais de 30 anos de militância. Ele agora representa o novo movimento França Insubmissa.

Conhecido também pelas iniciais JLM, pede por uma "revolução dos cidadãos" e defende um salário mínimo de € 1.300 (R$ 4.300). Como a rival Marine Le Pen, pleiteia deixar a UE e a Otan, a aliança militar ocidental.

Com discursos inflamados, tem sugado eleitores do Partido Socialista, cuja campanha está em declínio, e mira a base centrista de Macron.

Seus comícios dos últimos meses incluíram um holograma, para discursar em dois lugares ao mesmo tempo, e uma visita surpresa a um McDonald's, unindo-se a um protesto de trabalhadores por melhores salários.

"Ele é bastante bom com a imprensa", disse à Folha Gilles Ivaldi cientista político do CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica) francês. "As pessoas acham que ele é amigável e gostam dele. A dúvida é se o apoio será realmente traduzido em votos."

Afinal, Mélenchon também surpreendeu nas eleições de 2012 com um rápido crescimento, lembra Ivaldi, mas o desfecho nas urnas –um quarto lugar, com 11% dos votos– decepcionou.

Independentemente do resultado no dia 23, a disputa do primeiro turno já é bastante diferente daquela prevista quando candidatos começaram a se mobilizar. "Não há nada corriqueiro nestas eleições", afirmou Ivaldi. "Temos novos candidatos, novas dinâmicas e muita incerteza."

Imaginava-se, por exemplo, que a disputa pudesse ser entre o presidente socialista, François Hollande, e o ex-presidente Nicolas Sarkozy, dos Republicanos.

Hollande não quis concorrer, e o candidato socialista, Benoît Hamon, com 8%, não está entre os favoritos.

Já Sarkozy perdeu as prévias conservadoras para Fillon, favorito até ser afetado pelo escândalo de corrupção.

Com cerca de 25% do eleitorado indeciso ou inclinado a se abster (o voto no país é facultativo), há espaço para surpresas. "Muitos decidirão no dia da eleição", diz Ivaldi.

(Fonte: Folha de S. Paulo)