MENU

Carros novos terão mais itens de segurança obrigatórios a partir de 2020

Publicado: 05 Fevereiro, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) anunciou esta semana, através da publicação de uma resolução no Diário Oficial da União, novos itens de segurança para os veículos comercializados no mercado brasileiro. A partir de 2020, todos os automóveis de passeio, comerciais leves e picapes, nacionais ou importados, devem sair de fábrica com cintos de segurança de três pontos e encostos individuais de cabeça para todos os ocupantes.

A nova medida começa a valer em 2018, mas apenas para os projetos novos ou importados – ou seja, todos os carros lançados a partir desta data deverão trazer os equipamentos. Os cintos de segurança, além dos três pontos, devem ser equipados também com o sistema retrator. Hoje, a lei obriga cinto de três pontos apenas para os ocupantes dos bancos da frente e os laterais do banco traseiro, algo que acontece também com os apoios de cabeça.

Ainda segundo o órgão, em automóveis com configuração de assentos do tipo “2+2”, o que inclui os esportivos, e também em modelos conversíveis, o uso do encosto de cabeça nos bancos traseiros é facultativo. Há ainda uma exceção para carros com bancos voltados para a parte traseira, que podem trazer cintos de três pontos ou subabdominais, mas mesmo assim com apoios de cabeça como item de série.

A nova lei obriga ainda a presença do sistema de fixação para cadeirinhas infantis Isofix ou Latch (padrão norte-americano) em pelo menos um dos assentos do banco traseiro. O sistema é mais prático, já que dispensa o uso do cinto de segurança para a fixação das cadeirinhas infantis nos bancos.

Os automóveis, utilitários e picapes com apenas uma fileira de bancos estão dispensados a atender à exigência do Isofix ou Latch. Já os esportivos de duas portas devem trazer o sistema no banco do passageiro dianteiro. Os conversíveis trarão ao menos um ponto de fixação do Isofix ou Latch em um dos assentos do banco traseiro.

Atualmente, o automóvel com apoio de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes mais em conta oferecido no País é o Novo Uno, da Fiat, mas apenas como um opcional a partir de R$ 724 (Kit Comfort, que inclui outros equipamentos). Já o Isofix é encontrado a partir do Volkswagen up!, que tem preço inicial de R$ 29.990.

(Fonte: Notícias Automotivas)