MENU

Caso Alstom: juiz suíço diz ter documentos que confirmariam propina

Por enquanto, o juiz federal se recusa a dizer a quem foram feitos os pagamentos. MP suíço tem provas sobre R$ 13,5 milhões de propinas pagas a políticos de SP

Publicado: 23 Junho, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A investigação sobre a empresa francesa Alstom na Suíça está perto da conclusão. O juiz federal suíço Ernst Roduner tem informações bancárias que demonstram pagamentos suspeitos por parte da Alstom a funcionários públicos estrangeiros. Mas, por enquanto, ele se recusa a dizer a quem foram feitos os pagamentos. "Convoquei testemunhas na França e na Suíça. O processo está praticamente em sua fase final", disse.

As testemunhas teriam confirmado o envolvimento da Alstom e o esquema de propina. O Ministério Público suíço tem provas de que o esquema usou pelo menos seis "offshores" para, em troca de contratos, pagar propinas que somam R$ 13,5 milhões a políticos de São Paulo entre 1998 e 2001, já no governo do PSDB.

Segundo Roduner, a conclusão das investigações permitirá à Procuradoria Federal Suíça decidir se vai indiciar algum dos envolvidos. "Serão eles quem decidirão se haverá algum indiciamento. Só posso dizer que há muita gente envolvida", concluiu o juiz de Zurique.

Fonte: Agência Estado