MENU

Ceará: trabalhadores na Inace elegem Sindicato como representante da categoria

Publicado: 21 Maio, 2018 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Oliane Pinto
- -
 

Com a reforma trabalhista do ilegítimo governo de Michel Temer (MDB-SP), empresários se aproveitam para agir com má-fé e retirar direitos dos trabalhadores. As medidas conservadoras flexibilizam a legislação e aumentam o número de denúncias contra as empresas no Ministério do Trabalho e nos Sindicatos laborais.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Ceará (Sindmetal-CE) esteve presente na manhã desta sexta-feira (18), na Indústria Naval do Ceará (INACE), em Fortaleza. Os funcionários(as) estavam com seus direitos ameaçados, os salários e a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) eram pagos frequentemente com atrasos, o que acarretou em uma paralisação dentro da empresa. Sem representação sindical, os trabalhadores(as) entraram em contato com o Sindmetal para que a representatividade da base seja da entidade.

Atendendo ao chamado, foi realizada na última sexta-feira (18), em frente à empresa, assembleia para deliberar sobre a representação sindical. Em votação unânime, o Sindmetal foi eleito, como o legítimo representante a partir de agora.

A diretoria do Sindicato entrou em contato com a direção da INACE e, através do diálogo, conseguiu que o pagamento das verbas em atraso fosse efetuado. 

Para o presidente do Sindmetal-CE, Fernando Chaves, o apoio dos funcionários da INACE foi essencial para o resultado positivo obtido na negociação com o patronal. “O apoio dos trabalhadores(as) que estiveram ao nosso lado foi decisivo para que as demandas da categoria fossem atendidas. A base acredita no trabalho que realizamos e compreende a importância que tem a entidade laboral para a defesa dos direitos trabalhistas”, afirmou o sindicalista.

O presidente da CUT Ceará, Wil Pereira, metalúrgico e membro da direção colegiada do Sindmetal apoiou o movimento pacífico que os trabalhadores(as) realizaram em frente à empresa. “A CUT-CE defende a CLT e não compactua com a retirada de direitos desse governo golpista que só beneficia o empresariado. Vocês estão legitimando o Sindmetal para lutar pela manutenção dos benefícios dos funcionários da INACE. CUT e Sindmetal primam pela democracia e essa votação é a prova disso”, ressaltou.

As novas regras trabalhistas ocasionaram um declínio na geração de emprego no país, de acordo com o IBGE, 13,7 milhões de brasileiros e brasileiras estão desempregados. “O governo desfez 20 anos de conquistas em 2, e com essas mudanças que só nos prejudicam, se não estivermos ao lado do Sindicato, os patrões retiram nossos ganhos. Sou Sindmetal!”, comemorou o funcionário Pedro Jorge Miranda.
O Sindmetal-CE orienta que os trabalhadores e trabalhadoras procurem seus Sindicatos para que seus direitos não sejam desrespeitados pela ganância do setor patronal. Nenhum direito a menos!

(Fonte: Oliane Silva Pinto, assessoria de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos do Ceará)