MENU

CNM/CUT condena terrorismo e expressa solidariedade ao povo francês

Em nota oficial, presidente e secretário de Relações Internacionais da entidade repudiam ataque em Nice e ações que vitimam cidadãos inocentes em todo o mundo.

Publicado: 15 Julho, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Nota de solidariedade ao povo francês

Em nome dos metalúrgicos e das metalúrgicas da Central Única dos Trabalhadores de todo o Brasil, externamos nossa irrestrita solidariedade ao povo francês, diante do ataque desferido nesta quinta-feira, 14 de julho, em Nice, que resultou na morte de dezenas de pessoas e deixou outras dezenas feridas.

Nós, da direção da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, mais uma vez nos somamos aos trabalhadores e aos cidadãos franceses no repúdio a ações desta natureza e a todo e qualquer tipo de violência, a exemplo do que já havíamos feito quando do bárbaro ataque em Paris, em 13 de novembro de 2015. Infelizmente, ações como estas também acontecem diariamente em países árabes, particularmente na Síria e no Iraque.

Reiteramos nossa indignação ao constatarmos que cidadãos comuns e inocentes – sejam homens, mulheres, crianças, jovens ou idosos – são as principais vítimas destes ataques. E reafirmamos a nossa convicção de que não é por meio da violência que crenças, culturas e a autodeterminação de povos e nações serão respeitadas e reconhecidas.

Por isso, condenamos veementemente as ações do Estado Islâmico. Ao mesmo tempo, conclamamos governos e instituições globais a reverem suas estratégias de combate ao terrorismo, sob risco de o mundo não sair do círculo vicioso da violência e de as vítimas continuarem a ser as mesmas: homens, mulheres, crianças, jovens ou idosos inocentes.

É a civilização e os valores individuais e coletivos que norteiam a humanidade que estão em jogo.

Para nós, o caminho do diálogo e do respeito deve ser sempre trilhado para a construção da paz. É a solidariedade entre povos e nações, construída ao longo da história, que deve ser aperfeiçoada a cada dia.

Aproveitamos para reafirmar nossos laços de amizade, respeito e solidariedade com as entidades sindicais da França, externando nossas condolências aos familiares das vítimas e nos somando ao coro da sociedade mundial no pedido de paz.

Brasil, 15 de julho de 2015.

Paulo Cayres
Presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT

Valter Sanches
Secretário de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT