MENU

CNM/CUT lamenta morte do companheiro Carlos Itaparica e se solidariza com família

Presidente da Confederação, Paulo Cayres, disse que a partida deste guerreiro, "não põe fim a nossa parceria, pois sei que de onde estiver estará olhando por nós"

Publicado: 13 Agosto, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Carlos ItaparicaCarlos Itaparica
Carlos Itaparica

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT) lamenta profundamente o falecimento do companheiro, Carlos Itaparica, que veio a óbito nesta quarta-feira (12).

Itaparica, como era conhecido, estava desde julho internado para tratar uma infecção respiratória não relacionada ao coronavírus e não resistiu.

A história de vida de Itaparica se confunde do ramo químico, onde atuou como dirigente da Confederação Nacional dos Químicos (CNQ) e do Sindiquímica Bahia e liderou grandes lutas em defesa da classe trabalhadora.

Companheiro com profundo compromisso com a justiça social, dedicou sua vida na construção do movimento sindical, da CUT e na defesa dos direitos imediatos e históricos da classe! 

Dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT), Itaparica integrou a Coordenadoria de Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS) como único representante dos trabalhadores latino-americanos no segmento da indústria química. Sua atuação também abrangeu a construção e consolidação da CUT Bahia, o que demonstra seu compromisso com a classe trabalhadora brasileira. Trabalhou na CQR, depois incorporada ao Grupo Braskem.

Tive o privilégio de conhecer o companheiro Itaparica em 2003, desde lá mantínhamos uma parceria entre nossos Ramos, que se aprofunda com os vários encontros que tivemos. Portanto sou acometido de imensa tristeza. Mas à partida deste guerreiro, não põe fim a nossa parceria, pois sei que de onde estiver estará olhando por nós!

Itaparica tinha 58 anos, deixa três filhos e seis netos. A CNM/CUT também se solidariza com a família.

Não temos dúvidas que é uma perda irreparável para todos nós! 

Paulo Cayres

Presidente da CNM/CUT