MENU

CNM/CUT participa de conferência mundial sobre indústria 4.0

Publicado: 27 Outubro, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
-  -
Encontro aconteceu nos dias 26 e 27  

Terminou nesta sexta-feira (27) a conferência mundial sobre a indústria 4.0 (a quarta revolução industrial) promovida pela IndustriALL Global Union, federação internacional dos trabalhadores na indústria. A atividade, que aconteceu em Genebra, Suiça, teve a participação do secretário de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Maicon Vasconcelos.

Participaram do encontro cerca de 100 pessoas de 39 países. Além de sindicalistas compareceram representantes da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e do Fórum Econômico Mundial. O seminário abordou o futuro da produção industrial, os impactos sociais, econômicos e o mundo do trabalho.

Para o secretário geral da IndustriALL, Valter Sanches, a quarta revolução industrial trará muitas transformações para o mundo do trabalho. “Muitos setores vão se fundir. Por exemplo, a atuação do setor de serviços e de produção estará cada vez mais interconectada. Precisamos aumentar a cooperação e solidariedade entre os trabalhadores de todo o mundo", afirmou. 

Em sua intervenção, o secretário da CNM/CUT destacou a importância da organização internacional dos trabalhadores. “A tecnologia deve ser utilizada a favor do homem e não para acabar com sua mão de obra.  Temos que fomentar todas as formas de organização dos trabalhadores para enfrentar este desmonte da estrutura do mundo do trabalho”, afirmou.

Ainda de acordo com Vasconcelos, o grupo fez um plano de ação para promover uma política industrial sustentável, fortalecer a organização das redes de trabalhadores, ampliar os Acordos Marco Globais (AMG’S), garantir uma transição justa para os trabalhadores afetados pelas mudanças da quarta revolução industrial.

(Fonte: assessoria de imprensa da CNM/CUT)