MENU

CNM/CUT reafirma parceria sindical com metalúrgicos da Suécia

Em visita àquele país, sindicalistas discutiram ações para garantir direitos iguais a trabalhadores na Saab nos dois países. Empresa já está fabricando aviões caça para o Brasil.

Publicado: 30 Outubro, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
CNM/CUT reafirma parceria com metalúrgicos da SuéciaCNM/CUT reafirma parceria com metalúrgicos da Suécia
Paulo Cayres (vermelho), com Ferbe e João (à dir.), Aroaldo e sindicalistas suecos (esq.)

O presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Paulo Cayres, encerrou na tarde desta sexta-feira (30) visita de três dias à Suécia, onde participou de programação organizada pelos dirigentes do IF Metall (sindicato dos metalúrgicos daquele país).

Paulo estava acompanhado pelo secretário geral da CUT/SP, João Cayres – que também é dirigente da CNM/CUT –, e pelo vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Aroaldo Oliveira da Silva. Ao longo dos três dias, os sindicalistas brasileiros e suecos trocaram informações sobre a produção, pela Saab Scania, dos aviões caças Gripen para as Forças Armadas brasileiras e como articular ações sindicais conjuntas para assegurar direitos comuns aos metalúrgicos dos dois países que estarão envolvidos no projeto.
 

Crédito: Divulgação
CNM/CUT reafirma parceria com metalúrgicos da SuéciaCNM/CUT reafirma parceria com metalúrgicos da Suécia
Delegação na fábrica da Saab

Os sindicalistas brasileiros visitaram a Saab e tiveram a oportunidade de ver o primeiro avião em produção para atender a encomenda do governo brasileiro (no total, 36 Gripens serão comprados). A escolha dos aviões suecos – defendida pelos metalúrgicos da CUT – vai garantir a geração de empregos de alta qualificação no Brasil, uma vez que está assegurada a transferência da tecnologia e a produção de parte dos aviões em unidades no país.

“A estimativa é que sejam gerados milhares de empregos diretos e indiretos no Brasil. Na visita à Saab, soubemos que em breve 250 trabalhadores brasileiros virão à Suécia para receber treinamento em um centro tecnológico na Suécia”, contou Paulo Cayres.

Durante a estadia no país, os metalúrgicos dos dois países conversaram também sobre questões como saúde e segurança no trabalho, organização sindical e qualificação profissional, em encontros com o presidente do sindicato sueco, Anders Ferbe, e outros dirigentes do IF Metall.

Paulo Cayres lembrou ainda que há forte ligação da CNM/CUT com o IF Metall e que a visita serviu também para discutir convênios entre as duas entidades. “Desde que o governo brasileiro decidiu comprar aviões, a Confederação e os metalúrgicos da CUT defenderam a opção sueca, justamente porque era a única que assegurava empregos e produção no Brasil. Além disso, com a forte ligação que temos com o IF Metall, é possível intensificar lutas conjuntas para assegurar direitos iguais aos trabalhadores da Saab Scania nos dois países”, disse.

Dilma
Cayres recordou que, no que se refere ao projeto Gripen, dirigentes do IF Metall também realizaram algumas visitas ao Brasil para discutir ação sindical conjunta (leia mais aqui). “Vale lembrar que hoje o primeiro ministro sueco [Stefan Löven] é o ex-presidente do IF Metall, o que ajuda a reforçar nossos laços”, afirmou o presidente da Confederação, lembrando, inclusive, que a visita da delegação de sindicalistas brasileiros aconteceu apenas alguns dias depois da viagem oficial da presidenta Dilma Rousseff àquele país.

A presidenta Dilma Rousseff visitou a Suécia entre os dias 17 e 20. No dia 19, a presidenta esteve na sede da Saab e conheceu a fábrica dos aviões caças. Na ocasião, ela relembrou os motivos pelos quais o governo optou pelo modelo sueco. "Só comprar um avião não era o que nos interessava. Nos interessava comprar um avião e que a tecnologia fosse transferida", disse.

Em 2013, depois de 15 anos de negociações, o governo brasileiro anunciou a compra dos 36 caças, que farão parte da frota da Força Aérea Brasileira (FAB). A primeira aeronave deverá ser entregue em 2019 e, a última, em 2024.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)