MENU

Metalúrgicos da CUT fazem 2º Encontro de Formação sobre o Inovar Auto

Publicado: 28 Outubro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: CNM/CUT
EncontroEncontro
João Cayres (ao fundo) abriu o encontro destacando a política industrial do governo Dilma

Começou nesta terça-feira (27) o 2º Encontro de Formação sobre o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar Auto). A atividade faz parte do plano de ação sindical da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) para fortalecer a organização setorial dos trabalhadores no ramo metalúrgico.

O encontro, que será encerrado na quarta-feira (30), está sendo realizado na sede da entidade, em São Bernardo do Campo (SP), e tem como objetivo esclarecer todos os pontos sobre o programa lançado em 2012 pelo governo de Dilma Rousseff para o desenvolvimento do setor automotivo no país.

O secretário geral e de Relações Internacionais da CNM/CUT, João Cayres, abriu o evento destacando a importância da reeleição da presidenta reeleita Dilma Rousseff para garantir e ampliar os direitos dos trabalhadores. “No governo do ex-presidente Lula obtivemos grandes conquistas, mas os direitos trabalhistas tiveram avanço maior e foram consolidados nos últimos quatro anos. Além de garantias legais, Dilma beneficiou a classe trabalhadora com a ampliação de políticas sociais que ajudaram na redução da pobreza”, disse.

(Com reeleição, montadoras devem manter proteção)

Cayres, que também é coordenador do setor automotivo da CNM/CUT, lembrou que a criação do Inovar Auto só foi possível com os debates travados no Plano Brasil Maior, a política industrial implantada por Dilma. “O programa incentiva a inovação tecnológica e o adensamento da cadeia produtiva de veículos automotores. Com isso, o governo pretende, em especial, estimular a geração de empregos mais qualificados, agregar maior valor na produção industrial e promover um salto tecnológico em nosso país. Tudo isso, por conta da política da nossa presidenta”, explicou.

Crédito: CNM/CUT
Fausto Augusto apresentou dados do setor automobilístico e novos programas de incentivo à indústriaFausto Augusto apresentou dados do setor automobilístico e novos programas de incentivo à indústria
Fausto apresentou os detalhes sobre programas de incentivo à indústria

No período da tarde, o técnico da Subseção no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socieconômicos), Fausto Augusto Junior, fez uma apresentação sobre o Inovar Auto, o Inovar Peças e o Inovar Máquinas. "Todos os programas preveem melhorar a competitividade do setor de auto, de peças e de bens de capital. Mas para isso, é preciso cumprir metas, como o aumento de eficiência energética, os investimentos obrigatórios em engenharia, pesquisa e desenvolvimento, além de elevar as compras de fornecedores nacionais. O Inovar Auto abriu portas para outros setores que também precisam de incentivos para continuar crescendo”, assinalou.

Nesta quarta-feira (28), estão programadas mesas temáticas sobre a política industrial brasileira e a participação dos trabalhadores no Plano Brasil Maior. A atividade também propõe debater um plano de ação conjunta dos sindicatos, que leve em conta as especificidades de cada região e cada montadora. No terceiro dia, os sindicalistas participarão do Seminário de Logística Reversa e Resíduos Sólidos, organizado pelo Coletivo Nacional de Saúde da CNM/CUT.

Estão participando da atividade 20 dirigentes dos sindicatos de Pernambuco (PE), Sorocaba (SP), Taubaté (SP), Joinville (SC), Porto Alegre (RS), Juiz de Fora (MG) e Belo Horizonte/Contagem (MG), em cujas bases há montadoras e autopeças.

(Fonte: Shayane Servilha - Assessoria de Imprensa CNM/CUT)