MENU

CNM/CUT realiza encontro regional de secretários de formação do Sul

Publicado: 01 Dezembro, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Secretários de formação Secretários de formação
Secretários traçaram estratégias para fortalecer luta pela organização no local de trabalho

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) realizou o primeiro encontro de secretários de formação da Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul e dos Departamentos dos Metalúrgicos do Paraná e Santa Catarina. A atividade, que aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro, em Porto Alegre (RS), teve o objetivo de contribuir com as políticas de formação da CNM/CUT, além de propor planos para a construção de ações em conjunto.

Segundo a secretária de Formação da CNM/CUT, Michele Marques, um dos temas mais discutidos foi a Organização no Local de Trabalho (OLT) e, por isso, a formação é uma das estratégias para fortalecer o trabalho de base. “Nos três estados, os dirigentes colocaram a OLT como o principal tema a ser debatido em suas entidades. E a formação reforça este tema, por exemplo, com cursos para dirigentes e cipeiros. A política de formação da CNM/CUT é ser o alicerce para auxiliar o trabalho com a base e, consequentemente, fortalecer a OLT”, disse a dirigente.

A proposta de rearticular os encontros regionais de Formação das federações e sindicatos de bases estaduais faz parte do plano de ação do Coletivo Nacional de Formação da Confederação (leia mais aqui). “Queremos rearticular estes grupos para fazer um levantamento do percurso formativo dos metalúrgicos e metalúrgicas da CUT. A partir desta aproximação com os estados e seus representantes conseguiremos traçar um plano estratégico e específico para a formação de cada estado”, afirmou a secretária. “É necessário saber das especificidades de cada região do país para podermos atuar em harmonia com as demais instâncias sindicais”, concluiu

O encontro também contou com a participação dos secretários de Formação da Federação dos Metalúrgicos de São Paulo e de Minas Gerais, Erick Pereira da Silva e Júlio César Martins, respectivamente.

“A troca de experiências com outros estados aprofundou o debate e assim conhecemos o olhar da formação das outras regiões. Esta união é importante para traçar estratégias e, até mesmo, realizar ações conjuntas”, contou o coordenador administrativo e financeiro da Escola Sindical Sul da CUT, Cleverson de Oliveira.
 

Crédito: Divulgação
MacrossetorMacrossetor
Secretários também participaram do Encontro do Macrossetor da Indústria da CUT/RS


Na manhã do dia 25, os secretários também participaram do Encontro de Formação de Política Sindical do Macrossetor da Indústria da CUT do Rio Grande do Sul. Cerca de 30 participantes dos setores da alimentação, vestuário, metalúrgico e químico debateram as estratégias de organização do Macrossetor e políticas para o segmento da indústria.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)