MENU

CNM/CUT inicia segundo módulo do curso de combate ao racismo

Publicado: 25 Novembro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

 

Crédito: CNM/CUT
CNM/CUT realiza o segundo módulo do curso de combate ao racismoCNM/CUT realiza o segundo módulo do curso de combate ao racismo
Christiane: Coletivo de Igualdade Racial será criado ao final do segundo módulo

Começou nesta terça-feira (25) o segundo e último módulo do Curso de Formação Sindical “Combate ao Racismo para a Construção da Igualdade Racial”, promovido pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT). A atividade, que se estende até sexta-feira (28), no Instituto Cajamar, interior de São Paulo, reúne lideranças sindicais de todo o Brasil.

O objetivo do curso é sensibilizar as entidades de metalúrgicos cutistas para o tema, a partir da troca de experiências e da formação teórica. Para isso, serão abordados os seguintes temas: mercado de trabalho, o lugar da mulher negra no mundo do trabalho, políticas de combate ao racismo e o perfil dos trabalhadores metalúrgicos negros.

Na abertura do curso, a secretária de Igualdade Racial da CNM/CUT, Christiane Aparecida dos Santos, falou sobre o Seminário Internacional de Combate ao Racismo, que irá anteceder o 9º Congresso da categoria. “A CNM/CUT não só criou a Secretaria no último Congresso, em 2011, mas também investiu na formação e no debate sobre o tema. O Seminário será algo inédito para o Congresso dos Metalúrgicos da CUT e irá contribuir ainda mais com as iniciativas da Secretaria de Igualdade Racial”, disse.

A secretária também lembrou que, ao final do módulo do curso, será criado Coletivo Nacional de Igualdade Racial para fomentar as atividades da Secretaria. “O Coletivo será mais um instrumento do movimento sindical para lutar pela igualdade, principalmente na questão racial. Temos consciência que os negros recebem salários mais baixos e ocupam postos de trabalhos mais precários; por isso precisamos levar os argumentos e ensinamentos do curso para o nosso dia a dia”, finalizou Christiane.

Crédito: CNM/CUT
Paulo Cayres enfatizou a formação dos dirigentes para combater o racismoPaulo Cayres enfatizou a formação dos dirigentes para combater o racismo
Paulo Cayres enfatizou a formação dos dirigentes para combater o racismo

O presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, marcou presença na abertura do curso e enfatizou que a formação é um dos caminhos para combater o racismo no mercado de trabalho e na sociedade. “O conhecimento é para ser colocado em prática. Vocês estão sendo formados para serem agentes transformadores no local de trabalho e, acima de tudo, na vida das pessoas com quem vocês convivem diariamente”, comentou.

Estão participando do curso dirigentes dos sindicatos de metalúrgicos de Extrema (MG), Pouso Alegre (MG), Belo Horizonte/Contagem (MG), João Monlevade (MG), Juiz de Fora (MG), de Feira de Santana (BA), Sorocaba (SP), São Carlos e os estaduais do Amazonas, Espírito Santo e Ceará. Com o objetivo de integrar e fortalecer o Macrossetor da Indústria da CUT, formado por metalúrgicos, químicos, têxteis, trabalhadores na construção e na alimentação, também estão participando sindicalistas dos demais setores. Assim, o curso tem a presença de dirigentes da Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Vestuário (CNTV/CUT). As duas outras categorias não puderam participar.

(Fonte: Shayane Servilha - Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)