MENU

CNM/CUT realiza curso de formação para dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Rondônia

Publicado: 24 Abril, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
--
Formação aconteceu nos dias 21 e 22 de abril, em Porto Velho, capital de Rondônia

O Sindicato dos Metalúrgicos de Rondônia recebeu nos dias 21 e 22 de abril a primeira atividade de formação organizada pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT). O curso teve o objetivo de apresentar à entidade as práticas e concepções da Central Única dos Trabalhadores, a importância das instâncias sindicais para fortalecer as lutas em defesa da classe trabalhadora. Além disso, os participantes também discutiram as reformas trabalhista e da Previdência propostas pelo governo ilegítimo de Temer. A atividade aconteceu na sede do Sindicato. 

Para o secretário de Formação em exercício da Confederação, José Nogueira da Silva, o Bigodinho, que esteve presente na atividade, a atividade é fundamental para o fortalecer o trabalho do novo sindicato filiado à CNM/CUT. “A Confederação vai dar todo o suporte aos metalúrgicos de Rondônia para que eles tenham um sindicato forte e representativo em sua região. Vamos investir nessa formação para que eles estruturem a entidade e para gerenciar essa máquina com uma concepção cutista, que defende a liberdade e autonomia sindical”, contou.

Ainda de acordo com ele, o debate sobre as reformas trabalhista e da Previdência foram importantes para analisar a atual conjuntura política do país e os desafios do movimento sindical brasileiro. “Levamos o olhar da CUT para essas reformas. É um sucateamento que este governo golpista está fazendo com os trabalhadores de todo o país. São debates importantes para os líderes sindicais levarem ao local de trabalho e na sociedade”, afirmou.

Já para a presidenta do Sindicato dos Metalúrgicos de Rondônia, Michele de Lima Barros, o curso superou as expectativas da direção. “Estamos no movimento sindical faz pouco tempo e toda a diretoria precisava desta formação. Aprendemos conceitos básicos e práticos para o dia a dia e quais são os nossos direitos e deveres como dirigentes sindicais. Além disso, definimos as ações necessárias para organizar e estruturar o Sindicato de acordo com os novos desafios”, disse.

Também participaram da atividade a vice-presidenta da CNM/CUT, Catia Maria Braga Cheve, e o secretário geral em exercício, Loricardo de Oliveira. 

(Fonte: Assessoria de imprensa da CNM/CUT)