MENU

CNM/CUT recebe sindicalistas suecos e estreita relações com o IF-Metall

Delegação sueca está no Brasil para aprofundar parceria sindical também no acompanhamento da produção dos aviões caças comprados pelo governo.

Publicado: 17 Fevereiro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: CNM/CUT
Paulo Cayres destaca solidariedade Paulo Cayres destaca solidariedade
Paulo Cayres (de preto) fala das profundas transformações do Brasil

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) recepcionou nesta segunda-feira (17) uma delegação de quatro sindicalistas do IF-Metall, o sindicato dos metalúrgicos da Suécia.

Conny Holm, Göran Gustavsson, Anders Ferbe e Mats Svensson permanecem no país até quinta-feira (20). A viagem foi marcada para estreitar as relações do IF-Metall com a CNM/CUT e para que as duas entidades possam debater o acompanhamento do processo de produção dos aviões caças supersônicos Gripen, encomendados pelo governo brasileiro da sueca Saab. O anúncio da compra das 36 aeronaves para a Força Aérea Brasileira foi feito em dezembro último.

Na tarde desta segunda-feira, os quatro sindicalistas estiveram na sede da Confederação, em São Bernardo do Campo (SP), onde foram recepcionados pelo presidente, Paulo Cayres, e pelo secretário geral e de Relações Internacionais, João Cayres.

Além de comemorarem a decisão da presidenta Dilma Rousseff de escolher o modelo e as condições ofertadas pela Saab, os dirigentes suecos destacaram a importância econômica do Brasil para o mundo e elogiaram o modelo de desenvolvimento social adotado pelo país.

Crédito: CNM/CUT
Importância do Brasil no cenário mundial foi destacada no encontroImportância do Brasil no cenário mundial foi destacada no encontro
Importância crescente do Brasil no cenário mundial foi destacada no encontro

Desenvolvimento brasileiro
No encontro, além de apresentar aos sindicalistas do IF-Metall como é a estrutura organizativa da CNM/CUT e as ações empreendidas ao longo dos quase 22 anos da entidade, os dirigentes brasileiros relataram as profundas transformações que o Brasil está vivendo desde 2003, quando o metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a presidência do país.

Paulo Cayres relatou que, enquanto o mundo perdeu 62 milhões de postos de trabalho desde a crise de 2008, no Brasil foram gerados 11 milhões de novos empregos, por conta das medidas de desenvolvimento adotadas por Lula e por Dilma Rousseff. “Chegamos a uma taxa de desemprego de 4,3% em dezembro de 2013”, disse o presidente da CNM/CUT.

Ele lembrou, no entanto, que entre os desempregados do país, a maioria é de jovens, o que é um desafio para o governo. Cayres citou as manifestações de junho do ano passado como um exemplo de que a juventude brasileira quer mais avanços no país. “Os jovens já pegaram o copo cheio até a metade e não sabe que as gerações passadas tinham o copo vazio. Mas eles querem o copo todo cheio, o que é legítimo também”, exemplificou.

O presidente da CNM/CUT falou também que o movimento sindical cutista reconhece que o país se desenvolveu astronomicamente nos últimos 11 anos e que as transformações melhoraram muito a vida das famílias brasileiras dentro de suas casas. “Mas ainda há deficiências do lado de fora das casas, na educação, na saúde e na segurança pública”, reconheceu Paulo Cayres.

Ele lembrou, contudo, que os serviços públicos começaram a ser sucateados no Brasil ainda durante a ditadura militar, entre as décadas de 1960 e 1970, e que reverter isso não é um processo que se dá com rapidez. “Mas os royalties do petróleo para a educação (75%) e a saúde (25%) vão contribuir muito para continuar mudando esse quadro”, completou.

O secretário geral e de Relações Internacionais também destacou as melhorias nas condições de vida da maioria dos brasileiros e o quanto isso, por outro lado, tem revelado o preconceito da elite, que não se conforma com a ascensão social das classes menos favorecidas. “Esse ódio de classe fica cada vez mais evidente por meio da mídia tradicional que tenta boicotar o governo de todas as maneiras”, assinalou João Cayres.

Crédito: CNM/CUT
Encontro reafirmou parceria entre as duas entidades sindicaisEncontro reafirmou parceria entre as duas entidades sindicais
Encontro reafirmou parceria entre dirigentes das duas entidades sindicais

Solidariedade
O presidente da CNM/CUT ressaltou ainda que os programas de inclusão social e de combate à fome e à miséria adotados pelos governos Lula e Dilma viraram referência mundial e que o Brasil dá uma lição às nações: “Nós ainda não resolvemos todos os problemas aqui – ainda estamos com o copo cheio até a metade – mas exercitamos toda a nossa solidariedade quando nosso governo leva seus programas para países e povos menos favorecidos, como os africanos”.

Os sindicalistas suecos, por sua vez, revelaram no encontro que têm “paixão pelo Brasil” e que desejam que o país chegue ao que é positivo na Suécia. Eles lembraram que – guardadas as devidas proporções – na Suécia há o que chamam de “desumanização dos serviços públicos” e que profissionais como os médicos não querem sair dos grandes centros urbanos. Disseram que lá também os jovens não têm memória do que o país atravessou para atingir o atual nível de desenvolvimento e que isso também é um desafio para o governo.

Crédito: CNM/CUT
Dirigentes suecosDirigentes suecos
Dirigentes suecos destacam relação histórica com a CNM/CUT

No entanto, fizeram questão de frisar a importância da parceria histórica entre a CNM/CUT e o IF-Metall e que a solidariedade entre os metalúrgicos dos dois países tende a crescer ainda mais com a produção dos caças Gripen, uma vez que a organização sindical foi envolvida em todo o processo de negociação que resultou na decisão do governo brasileiro pelo modelo sueco.

Programação
Nesta terça-feira (18), a delegação sueca visitará a fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, justamente onde o processo produtivo dos aviões suecos será viabilizado. Na quarta, eles estarão na Scania, em São Bernardo do Campo, e, acompanhados por Paulo Cayres, também vão se encontrar com o prefeito da cidade, Luiz Marinho, e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.

Já na quinta-feira pela manhã visitarão as instalações da TVT (TV dos Trabalhadores) e à tarde devem se encontrar com o secretário de Relações Internacionais da CUT Nacional, João Felício. Nesse mesmo dia, embarcam para a Suécia.

(Fonte: Solange do Espírito Santo – assessoria de imprensa da CNM/CUT)