MENU

CNM/CUT repudia tentativa de despejo no Centro de Formação Paulo Freire, em Pernambuco

Publicado: 06 Setembro, 2019 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) vem por meio desta nota repudiar a tentativa de despejo realizada contra o Centro de Formação Paulo Freire, localizado no Assentamento Normandia, na cidade de Caruaru, em Pernambuco.

A área em litígio está há 20 anos sob gestão de associação de assentados e sedia um dos mais reconhecidos centros de formação e capacitação de camponeses do estado. No espaço são desenvolvidas várias atividades formativas para os assentados do estado e abriga 240 pessoas, além disso são produzidos alimentos saudáveis sem o uso de agrotóxicos.

A reintegração de posse foi solicitada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a determinação foi aceita pelo juiz federal da 24ª Vara Federal de Caruaru. A sentença autoriza, caso não haja desocupação espontânea, o uso de força policial, arrombamento, condução coercitiva, remoção dos bens móveis e remoção e abate de animais.

Esta é mais uma tentativa de reprimir e enfraquecer os movimentos sociais. Uma política autoritária de Jair Bolsonaro de acabar com a agricultura familiar e com os pequenos agricultores.  O governo, além de retirar direitos dos trabalhadores, entrega nas mãos de grandes fazendeiros um direito constitucional: a terra.

Por isso, os metalúrgicos e metalúrgicas da CUT reafirmam mais uma vez seu compromisso com a aliança camponesa operária, buscando sempre a soberania do país e do povo brasileiro.

CNM/CUT