Em nota oficial, CNM/CUT defende adiamento de resolução sobre air bag e ABS

Publicado: 16 Dezembro, 2013 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Confira a Nota Oficial da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), em defesa do adiamento da Resolução do Conselho nacional de Trânsito, que torna o air bag eo freio ABS itens obrigatórios em todos os veículos a partir de 1º de janeiro de 2014:

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) vem a público defender o adiamento da medida do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre a obrigatoriedade de que 100% dos veículos produzidos tenham air bag e freios ABS, já a partir de 1º de janeiro de 2014.

A CNM/CUT se soma a seus sindicatos de base para defender que o governo determine o adiamento para a implantação da medida, em nome da defesa de milhares de empregos na cadeia produtiva, hoje ameaçados com o fim da produção de ao menos quatro modelos que não podem, por seu sistema produtivo, receber estes itens (Kombi e Gol G4, da Volkswagen, Celta, da GM, e Uno, da Fiat).

Só com a descontinuidade desses quatro modelos, cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos poderão ser cortados, sem que uma alternativa tenha sido discutida entre as partes envolvidas pela adoção dessa resolução do Contran.

Embora defenda que mecanismos de segurança sejam garantidos em todos os veículos, a Confederação pede ao governo federal que altere a medida, criando novas etapas para que a meta de 100% de veículos com ABS e air bag seja alcançada.  Além disso, a CNM/CUT reitera a sua posição de que se busque uma alternativa negociada para a preservação dos postos de trabalho em toda a cadeia produtiva dos modelos ameaçados de descontinuidade.

São Bernardo do Campo, 16 de dezembro de 2013.

Paulo Cayres – presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT