MENU

Colunista da Folha diz que pressa para condenar Lula é desespero para tentar livrar a cara da Lava Jato

Publicado: 15 Dezembro, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Em sua coluna nesta sexta (15) na Folha de S. Paulo, Reinaldo Azevedo criticou a pressa do TRF-4 em condenar o ex-presidente Lula e criticou os padrões usados na operação Lava Jato.

"Os dias em curso são de tal sorte insólitos que a simples marcação da data do julgamento de um recurso se torna o fato mais importante da corrida eleitoral. Refiro-me, é evidente, ao dia 24 de janeiro, quando o Tribunal Regional Federal da 4ª Região julga apelo da defesa de Lula contra a condenação a nove anos e meio de cadeia que o juiz Sergio Moro impôs ao petista no ruidoso caso do tríplex de Guarujá.

Curiosamente, ao percorrer caminhos heterodoxos na condução da investigação e do julgamento — refiro-me ao conjunto da obra, não apenas aos casos relacionados ao ex-presidente —, as forças associadas à Lava Jato acabaram criando uma armadilha contra a própria operação.

(...)

A condenação precoce de Lula em segunda instância é uma tentativa desesperada e, mais uma vez, heterodoxa de impedir a completa desmoralização da operação que começou caçando ladrões e terminou caçando prerrogativas garantidas pelo Estado de Direito."

(Fonte: Brasil 247)