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Com alta de 38,7%, Citroën atinge venda histórica em junho

Publicado: 20 Julho, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Depois de oito anos no mercado a Citroën atingiu, em junho, seu melhor resultado histórico no Brasil, com 7 mil 1 automóveis de passeio emplacados. O volume representa crescimento de 38,7% com relação a maio, quando a empresa comercializou 5 mil 49, e de 7,9% no comparativo com igual mês do ano passado. No acumulado os 31 mil 40 veículos licenciados ficaram 8% abaixo das 33 mil 752 unidades vendidas no mesmo período de 2008.

O C3, modelo de entrada Citroën, atingiu em junho 3mil 568 unidades emplacadas, alta de 31% ante maio. No comparativo com junho do ano passado as vendas do C3 subiram 6%. No acumulado do ano foram comercializadas 15 mil 770 unidades, queda de 10,2% com relação às 17 mil 568 vendidas no igual período do ano passado.

O C4 é outro destaque nas vendas da empresa: em junho o hatch somou 1 mil 195 unidades comercializadas, alta de 23,4% ante os 915 veículos emplacados em maio. No comparativo com o mesmo mês do ano passado houve crescimento de 1 mil 99 por cento, de 100 unidades para 1 mil 195. De janeiro a junho foram vendidas 3 mil 413 unidades, crescimento de 600% diante de igual período de 2008.

De acordo com Domingos Boragina, diretor de vendas da Citroën, os resultados só não foram melhores porque a empresa demorou "um pouco mais" para reagir à retomada do mercado depois que, assim como as demais fabricantes, reduziu sua produção no fim do ano passado.

No segmento de comerciais leves as vendas do Jumper caíram 22,5% com relação a maio, 62 unidades emplacadas e 60,8% ante igual mês de 2008. Boragina explica que a queda acima do nível deste mercado tem alguns fatores, como a paralisação da produção do modelo para transporte de passageiros e a redução na sua produção, retomada em agosto com volume de 50, 60 unidades/mês e elevada para 100 veículos/mês no fim de 2008.

As expectativas para o segundo semestre são otimistas. A aposta é manter o crescimento contínuo das vendas com o aumento da rede de concessionários. Segundo Boragina a Citroën deve inaugurar ainda este ano mais quinze pontos de venda, que somados aos nove abertos este ano totalizarão 142 distribuidores. No ano passado a empresa abriu dezoito novos revendedores.

Fonte: Autodata