MENU

Com reabertura de fábricas, sindicato no ABC pede para que trabalhador denuncie condições inadequadas de trabalho

Os Metalúrgicos do ABC, desde o início da pandemia passaram a negociar com os patrões a paralisação da produção nas empresas para preservar a saúde do trabalhador, tanto no ambiente de trabalho como no trajeto

Publicado: 28 Abril, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Com algumas empresas retomando as atividades, o Sindicato lança Campanha para que os trabalhadores denunciem os patrões que não estão respeitando as condições específicas de trabalho voltadas à prevenção da Covid-19.

O secretário-geral do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva, lembra que não é aceitável que o retorno ao trabalho ocorra nas mesmas condições que antes da pandemia. “O patrão que está pedindo para o trabalhador retornar deve garantir as condições necessárias seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. O trabalhador que não observar essas condições deve procurar o Sindicato”.

Para seguir as recomendações as empresas devem, entre outras atitudes, fazer adequações no layout, obedecendo à distância de 1,5 mts entre um trabalhador e outro, disponibilizar máscara, sabonete, álcool em gel, higienização diária do local de trabalho e dos meios de transportes quando há ônibus fretado.

O diretor executivo do Sindicato, responsável pela pasta de saúde, lembra que também é dever do Sindicato zelar pelas condições de trabalho e que aqueles que verificarem inadequações na prevenção do contágio, devem imediatamente procurar o cipeiro, ou na falta dele falar direto com o Sindicato (whatsapp 97407-3791).

 “Mediante denuncia do trabalhador, é assegurado ao Sindicato solicitar avaliação que pode gerar interdição de ambientes de trabalho que coloquem em risco à saúde do trabalhador. Por isso, procure seu cipeiro ou representante e denuncie”, frisou.

Atendimento do Departamento Jurídico do Sindicato

Para questões trabalhistas

Dr. Mauad: [email protected]

Dr. Marcelo Oliveira: [email protected]

Dr. Cristiano Silva: [email protected]

Dr. Rafael Ciaralo: [email protected]

Dr. Valmir Pedro: [email protected]

Dr. Joab Pereira: [email protected]

Para questões previdenciárias

Dra. Vilma Marques: [email protected]

Se desejar telefonar, ligue para 4128-4200 (PABX do Sindicato), a fim de que a ligação seja direcionada para os advogados.

 

Fonte: SMABC