MENU

Com reação da atividade industrial, Dieese espera retomada de investimentos

Publicado: 10 Outubro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, ao analisar dados divulgados esta semana pelo IBGE, avalia que o crescimento industrial é "muito positivo" e é capaz de dar ao ramo, a médio e longo prazos, os investimentos necessários para retomar uma atividade continuamente positiva. Para ele, o Rio Grande do Sul apresenta peculiaridades na "performance" industrial, com desempenho maior no setor agroindustrial.

De julho para agosto, a produção industrial cresceu em dez dos 14 locais pesquisados pelo IBGE, com o segundo resultado positivo seguido. Os três estados que mais cresceram foram Rio Grande do Sul (4,2%), Goiás (3,3%) e Espírito Santo (3,2%). Na comparação com agosto do ano passado, o resultado ainda é negativo (-5,4%).

Outros locais que tiveram alta maior do que a média nacional, de 0,7%, foram Ceará (2,8%), Pernambuco (2,7%), Paraná (2,1%), Pará (2%) e São Paulo (0,8%). Além deles, completam a lista Santa Catarina (0,5%) e Minas Gerais (0,1%). Quatro locais registraram queda: Amazonas (-4,5%), a Bahia (-4,2%), o Rio de Janeiro (-1,6%) e a região Nordeste (-1,2%).

"São muito importantes esses resultados. O segundo mês consecutivo talvez esteja indicando uma retomada da atividade econômica, mas ela dependerá, em grande medida, da continuidade de políticas industriais e estímulos", afirmou Clemente à Rádio Brasil Atual. Segundo ele, o crescimento da atividade industrial propicia uma demanda econômica, que cria mais emprego em outros setores.

Na comparação com agosto do ano passado, houve alta em apenas quatro locais, com destaque para o Espírito Santo (13,7%). Onze tiveram queda, sendo a maior delas observada no Paraná (-10,3%). No acumulado do ano, houve avanços em seis locais e queda em nove. No acumulado de 12 meses, sete locais tiveram crescimento e oito apresentaram recuo na produção industrial.

(Fonte: Rede Brasil Atual)