MENU

Com venda da Namisa, CSN apura lucro histórico de R$ 5,8 bilhões em 2008

Publicado: 30 Março, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Companhia Siderúrgica Nacional divulgou no fim da noite de domingo que encerrou o quarto trimestre de 2008 com forte alta no lucro líquido, apoiada por venda de parte de sua unidade de minério de ferro Namisa para um consórcio nipo-coreano. A operação ajudou a compensar impacto de resultado financeiro líquido negativo de 1,4 bilhão de reais.

A empresa computou no quarto trimestre ganho de 4 bilhões de reais com a venda de participação de 40 por cento da produtora de minério de ferro Namisa ao consórcio siderúrgico Big Jump Energy, formado por Itochu, JFE Steel, Nippon Steel, Sumitomo Metal Industries, Kobe Steel, Nisshin Steel e Posco.

A companhia divulgou lucro líquido de 3,94 bilhões de reais no quarto trimestre do ano passado, contra resultado positivo de 508 milhões de reais registrado um ano antes.

A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) encerrou os últimos três meses de 2008 em 1,52 bilhão de reais, avançando sobre os 1,27 bilhão de reais de um ano antes. A margem no período cresceu de 42 para 45 por cento.

Na comparação com terceiro trimestre, o Ebitda caiu quase um terço, 27 por cento, pressionado pela acentuada queda na demanda.

O resultado financeiro da CSN fechou negativo em 1,4 bilhão de reais no quarto trimestre, impactado principalmente por perda de 653 milhões de reais em operação baseada na cotação dos ADRs da companhia.

A operação foi iniciada em 2003 e foi sendo sucessivamente renovada até setembro do ano passado, quando a crise dos mercados financeiros internacionais começou a gerar quedas acentuadas nos preços das ações de muitas companhias. Em 2008, a perda com essa operação, chamada de Total Return Equity Swap, somou 1,3 bilhão de reais.

A CSN fechou o quarto trimestre com produção de 1,135 milhão de toneladas de aço bruto, queda de 11 por cento sobre igual período de 2007 e de 14 por cento sobre os meses de julho a setembro.

Enquanto isso, as vendas em volume despencaram 36 por cento, a 906 mil toneladas, contra o quarto trimestre de 2007 e 28 por cento em relação ao terceiro trimestre de 2008.

Apesar disso, a empresa teve receita líquida 12 por cento maior, a 3,4 bilhões de reais nos últimos três meses de 2008, mas na comparação com o terceiro trimestre, houve queda de 16 por cento.

"O desempenho vigoroso do setor siderúrgico nos 10 primeiros meses de 2008 indicava que teríamos um crescimento acima de 9 por cento em relação ao ano anterior (...) Todavia, a partir de novembro, a demanda caiu de forma abrupta", informou a CSN no balanço.

A produção de minério de ferro da mina Casa de Pedra subiu 25 por cento em 2008 para 18,8 milhões de toneladas enquanto a produção da Namisa mais que dobrou, passando de 2,4 milhões para 5 milhões de toneladas. A CSN ainda adquiriu no ano passado 4,6 milhões de toneladas de terceiros, um aumento de 20,8 por cento sobre 2007.

As vendas do minério nos últimos três meses do ano passado somaram 5 milhões de toneladas, excluindo o consumo próprio da CSN, e as exportações da commodity alcançaram 3,9 milhões de toneladas.

Fonte: Reuters

CSN